Topo

Neve continua a cair no Sul; madrugada de sexta promete ser ainda mais fria

Lucas Azevedo

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

04/08/2011 11h41

A madrugada desta quinta-feira (04) teve um episódio raro de neve no Rio Grande do Sul, quando flocos de gelo acompanhados de trovoadas foram registrados na serra. A mínima no Estado foi de -1,1ºC em São José dos Ausentes, no norte. Em Santa Catarina nevou, e no Paraná fez 2ºC em Curitiba. As informações são do MetSul.

No Rio Grande do Sul, em todas as regiões os termômetros marcaram temperaturas próximas de 0ºC e até negativas, como na noroeste, onde fez -0,3ºC em Santa Rosa (495 km de Porto Alegre), e na região sul, onde a mesma temperatura foi sentida em Canguçu (266 km de Porto Alegre). Em Porto Alegre a temperatura mais baixa foi 7ºC no início da manhã.

No final da tarde dessa quarta-feira, nevou por 30 minutos em Bom Jesus (337 km de Porto Alegre) e por 10 minutos em São José dos Ausentes (233 km de Porto Alegre), ambos nos Campos de Cima da Serra.

Mitos e verdades sobre o frio

Uma massa de ar seco avança sobre o Estado afastando a nebulosidade. As rajadas de vento ainda são fortes no leste, baixando ainda mais a sensação térmica. No fim do dia, o frio será ainda mais intenso, e a madrugada de sexta-feira pode ter registrar as mínimas da semana. No sábado, o frio diminui, e o sol dá lugar à chuva no domingo.

Em Santa Catarina, segundo o MetSul, nevou novamente em São Joaquim (235 km de Florianópolis), na serra, na noite de quarta-feira. A neve chegou a acumular dois centímetros na superfície, quando a temperatura estava em -2ºC. Durante a quarta-feira, também foram registrados flocos de gelo em Urupema (205 km de Florianópolis), Urubici (170 km) e Bom Jardim da Serra (244 km).

Já em território paranaense, ainda não há registro de neve nesta quinta-feira. Em Curitiba fez 2°C nesta noite. O Simepar informou que há possibilidade de geada em diversas regiões, também atingidas por ventos, que fazem a sensação térmica despencar.

Aulas suspensas

Devido ao frio, nesta quarta-feira duas cidades gaúchas suspenderam as aulas. Em Coronel Bicaco (429 km de Porto Alegre), na região noroeste, 700 alunos foram dispensados do colégio, assim como em Três Forquilhas (156 km de Porto Alegre), no litoral norte, onde 800 crianças e adolescentes ficaram em casa.

Em Santa Catarina, os quatro municípios em que nevou também interromperam as atividades escolares até o final da semana.