Topo

Túnel clandestino aberto por bandidos ameaça casas de desabamento em Bauru (SP)

Muro de casa começa a rachar por causa de túnel clandestino cavado por bandidos sob rua de Bauru (SP) - Lilian Rambaldi/UOL
Muro de casa começa a rachar por causa de túnel clandestino cavado por bandidos sob rua de Bauru (SP) Imagem: Lilian Rambaldi/UOL

Lilian Rambaldi

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Bauru

04/08/2011 12h27

Passados seis meses desde que foi descoberto, um túnel clandestino cavado por assaltantes em Bauru (329 km de São Paulo), com 150 metros de extensão, continua aberto e agora ameaça de desabamento 15 imóveis. 

A passagem subterrânea foi encontrada por acaso em 3 de fevereiro deste ano e tinha como destino uma transportadora de valores. Nesta segunda-feira (01), o assunto voltou a preocupar os moradores da rua sobre o túnel depois de ouvirem um estrondo.

Ao verificar o motivo do barulho, se depararam com uma enorme cratera no asfalto, que, de acordo com a polícia científica da cidade, seria uma parte do túnel. 

Há três meses, um laudo da própria polícia científica já alertava para o risco de sérios danos estruturais no local, com possibilidade de desabamento, caso o túnel não fosse fechado rapidamente. A perícia estimou que cerca de 15 imóveis estejam ameaçados.

“Esse vão no solo faz com que ele perca toda a resistência e sustentação. Assim, tudo o que está acima tende a afundar para ocupar esse espaço. O resultado, na menor das hipóteses, são trincas e rachaduras no que houver sobre o buraco. Sem contar a chance de a estrutura ceder”, disse o engenheiro civil Augusto Cesar do Nascimento.

Os problemas já são visíveis em diversas residências, como na do vendedor Willian Gregório, bastante comprometida: possui trincas na calçada, no muro, no chão e nas paredes. “Hoje apareceu uma cratera na rua, mas a qualquer momento pode ser dentro de casa, com consequências graves”, disse Gregório, procupado.

O secretário de Obras de Bauru, Eliseu Areco Neto, informou que a prefeitura não tem responsabilidade jurídica para fechar a passagem nem tecnologia adequada para obras nas áreas residenciais.

Segundo o secretário, a prefeitura vai cuidar apenas das vias públicas. Com isso, por enquanto, os moradores é que estão arcando com os eventuais prejuízos causados pelo túnel clandestino.