Túnel clandestino aberto por bandidos ameaça casas de desabamento em Bauru (SP)
Passados seis meses desde que foi descoberto, um túnel clandestino cavado por assaltantes em Bauru (329 km de São Paulo), com 150 metros de extensão, continua aberto e agora ameaça de desabamento 15 imóveis.
A passagem subterrânea foi encontrada por acaso em 3 de fevereiro deste ano e tinha como destino uma transportadora de valores. Nesta segunda-feira (01), o assunto voltou a preocupar os moradores da rua sobre o túnel depois de ouvirem um estrondo.
Ao verificar o motivo do barulho, se depararam com uma enorme cratera no asfalto, que, de acordo com a polícia científica da cidade, seria uma parte do túnel.
Há três meses, um laudo da própria polícia científica já alertava para o risco de sérios danos estruturais no local, com possibilidade de desabamento, caso o túnel não fosse fechado rapidamente. A perícia estimou que cerca de 15 imóveis estejam ameaçados.
“Esse vão no solo faz com que ele perca toda a resistência e sustentação. Assim, tudo o que está acima tende a afundar para ocupar esse espaço. O resultado, na menor das hipóteses, são trincas e rachaduras no que houver sobre o buraco. Sem contar a chance de a estrutura ceder”, disse o engenheiro civil Augusto Cesar do Nascimento.
Os problemas já são visíveis em diversas residências, como na do vendedor Willian Gregório, bastante comprometida: possui trincas na calçada, no muro, no chão e nas paredes. “Hoje apareceu uma cratera na rua, mas a qualquer momento pode ser dentro de casa, com consequências graves”, disse Gregório, procupado.
O secretário de Obras de Bauru, Eliseu Areco Neto, informou que a prefeitura não tem responsabilidade jurídica para fechar a passagem nem tecnologia adequada para obras nas áreas residenciais.
Segundo o secretário, a prefeitura vai cuidar apenas das vias públicas. Com isso, por enquanto, os moradores é que estão arcando com os eventuais prejuízos causados pelo túnel clandestino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.