Topo

Boates de Vitória criam cadastro de "brigões" para evitar confusões entre clientes

Flávia Bernardes

Especial para o UOL Notícias<br>Em Vitória

05/08/2011 18h50

As boates da Grande Vitória, no Espírito Santo, estão cadastrando seus clientes para evitar brigas e confusões, geradas muitas vezes pelos mesmos indivíduos nas diversas casas da cidade.

“O objetivo do cadastro é alertar os seguranças sobre os clientes inclinados a gerar briga, já que é proibido impedir a entrada do indivíduo no estabelecimento”, disse o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Estado (Sindibares), Wilson Calil.

O sistema consiste em cadastrar todos os clientes da boate e marcar aqueles já conhecidos por gerar brigas ou aqueles que pela primeira vez estão provocando confusão no estabelecimento.

Quando o cliente chega a uma boate, ele precisa mostrar sua carteira de identidade para receber a comanda de consumo. Naquele momento, seu nome é verificado com o cadastro dos brigões. Caso ele esteja cadastrado, os seguranças são avisados.

“O movimento está ocorrendo de forma organizada, por iniciativa das boates, para que o indivíduo que brigou hoje seja reconhecido amanhã, já que muitas vezes são as mesmas pessoas”, informou Calil.

“Recomendamos que as boates, além do cadastro, possuam seguranças muito bem treinados para evitar os problemas, em vez de apartar depois. Muitas vezes o trabalho de apartar deve ser enérgico, o que pode gerar acusações contra os próprios seguranças da casa”, disse o presidente do Sindibares.