Topo

Em Pernambuco, plantação de maconha era irrigada com água desviada de sertanejos

Carlos Madeiro<br>Especial para o UOL Notícias<BR>No Recife

09/08/2011 11h12

Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrada no último domingo (7), encontrou uma plantação de maconha irrigada por sistema de abastecimento clandestino que desviava água da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O objetivo da polícia foi erradicar uma plantação com 14,4 mil pés da erva, que estavam em um terreno na zona rural do município de Cabrobó (535 km do recife), sertão do Estado, na região conhecida como polígono da maconha.

Ao chegar ao local da plantação, a polícia encontrou e desativou um sistema de irrigação subterrâneo, onde a água era desviada da adutora do oeste para irrigar o plantio. Segundo a Compesa, a adutora é responsável pelo abastecimento de cerca de 300 mil pessoas em 11 municípios do sertão pernambucano.

A polícia informou que os pés de maconha estavam plantados em seis roças da fazenda Cachoeirinha e se encontravam em fase de crescimento. A droga já foi incinerada.

No local, a polícia prendeu o responsável pela plantação, Neilton Rocha dos Santos, 41 anos. Segundo a polícia, o agricultor cultivava a droga no momento da chegada da operação.

A polícia apreendeu ainda uma moto, supostamente utilizada pelo agricultor para cuidar da plantação. Ele foi preso em flagrante e levado à delegacia da cidade, onde está detido, acusado de tráfico de drogas. A polícia investiga quem é o proprietário das terras e dono da produção.