Topo

Após ser atropelado por ambulância, aposentado de Serra Azul (SP) receberá R$ 100 mil de indenização

José Bonato<br>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Ribeirão Preto (SP)

11/08/2011 13h02

Um aposentado de 79 anos conseguiu uma indenização de R$ 100 mil na Justiça depois de ser atropelado por uma ambulância da Prefeitura de Serra Azul (302 km de São Paulo).

Domingos Chaves Jardim sofreu “múltiplas” fraturas nas costelas e no tórax, segundo relatório médico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Jardim atravessava a rua quando foi atingido pela ambulância durante uma manobra de marcha à ré.

Na ação, o aposentado afirma que o motorista da ambulância, João Eurípedes da Silva, não lhe prestou socorro. Jardim recebeu auxílio apenas para se levantar, ser examinado por uma enfermeira que estava no veículo e depois foi dispensado.

“O motorista afirmou que tinha alguns pacientes para levar para casa e não poderia socorrê-lo”, afirmou a advogada de Jardim, Maria Claudia Vintém, 32.

Cinco dias depois do acidente, ocorrido em setembro de 2009, o aposentado se queixou de dores à família e só então foi encaminhado para o Hospital das Clínicas, que constatou as fraturas.

Na decisão, o juiz Eduardo Alexandre Young Abraão justificou sua sentença com a afirmação de que o motorista da prefeitura deveria ter sido mais cauteloso ao fazer a manobra de marcha à ré e que “são inegáveis o sofrimento e o transtorno do idoso, agravados pela idade avançada”.

Em sua defesa, a Prefeitura de Serrana afirmou que a ambulância “bateu levemente nas pernas do autor”, que o valor da indenização é alto e que a culpa foi exclusivamente do funcionário. O município informou que vai recorrer da decisão.