Topo

Forças Armadas auxiliam nas buscas por helicóptero desaparecido no Rio; equipes são reforçadas

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

20/08/2011 14h20

A Petrobras divulgou nota na tarde deste sábado (20) em que informa ter reforçado em mais oito aeronaves e um barco as equipes de busca pelo helicóptero desaparecido desde o início da noite de ontem na Bacia de Campos, no norte do Rio de Janeiro.

O helicóptero, que decolou da plataforma da estatal na Bacia de Campos, a P-65, e estava a serviço da Petrobras. Quatro pessoas estavam a bordo: Ricardo Leal de Oliveira, auxiliar técnico de planejamento da empresa Engevix, João Carlos Pereira da Silva, técnico de inspeção da empresa Brasitest, o piloto Rommel Oliveira Garcia e o copiloto Lauro Pinto Haytzann.

A aeronave com prefixo PR-SEK declarou emergência à torre de controle de Macaé (RJ) às 17h15 e fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a aproximadamente 100 km do litoral fluminense, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira). Ontem, as buscas foram suspensas às 21h devido à falta de visibilidade.

Segundo a nota, são mais seis helicópteros da Petrobras, dois da Aeronáutica de um barco patrulha da Marinha empenhados na busca. Das 16 embarcações envolvidas na operação, quatro operam com robôs submarinos.

A Petrobras recomendou que todas as aeronaves do mesmo modelo permaneçam no solo. Ainda de acordo com a estatal, haverá uma reunião neste sábado entre representantes da empresa e da fabricante do helicóptero, os quais virão da Itália.

A FAB (Força Aérea Brasileira) retomou às 6h10 de hoje as buscas pelo helicóptero desaparecido.

* Com informações da Agência Estado da Folha.com