Topo

Defesa Civil decreta estado de atenção em São Paulo pela baixa umidade do ar

Do UOL Notícias

Em São Paulo

29/09/2011 14h39

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Cidade de São Paulo, decretou em toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar na tarde desta quinta-feira (29). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) o índice está agora em 27%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices ideiais de umidade devem ser acima de 60%: entre 60% e 30%, o estado deve ser de observação; de 30% a 20%, atenção; de 20% a 12%, alerta; e abaixo de 12%, o estado é de emergência.

“Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares”, afirma a prefeitura.

A Defesa Civil recomenda evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas; e consumir bastante água.

A máxima de hoje pode chegar a 30°C, segundo o CGE. Na sexta-feira (30) e no sábado (1º), o sol brilha forte e a umidade fica baixa. O ar quente e mais seco que vem do interior do Estado favorece ainda mais a elevação das temperaturas e a queda dos índices de umidade relativa do ar durante as tardes. As temperaturas oscilam entre 15ºC e 33ºC e não há expectativa de chuva.

No domingo (2), a chegada de uma frente fria provoca pancadas de chuva no decorrer do dia e queda de temperatura. A umidade relativa do ar fica mais alta e os termômetros oscilam entre 17ºC e 27ºC.