Topo

Com amante no motel, mulher forja sequestro para cobrar resgate do marido e acaba presa no Recife

Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

05/10/2011 11h21

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu um casal em Recife, nesta terça-feira (5), acusado de forjar um sequestro para conseguir o pagamento de resgate. A vítima era o marido da mulher, que estava com um amante em um motel.

Durante 13 horas, ela enganou o próprio marido com ligações feitas pelo seu companheiro de empreitada. O esquema foi desbaratado pela polícia, após a mulher cair em contradições durante o depoimento.

Segundo o GOE (Grupo de Operações Especiais), grupo especializado em sequestros da Polícia Civil, a vítima do golpe foi um engenheiro mecânico mineiro de 55 anos, que trabalha para uma construtora do Recife.

A esposa dele, Rosyanne de Araújo Leite, 21, e o amante dela, Flávio Rufino da Silva, 28, foram detidos após depoimento dela logo depois de ser “libertada” pelo “sequestrador”. Segundo a polícia, ela confessou o golpe após ser questionada sobre as contradições.

Como tudo aconteceu

O golpe começou a ser aplicado ainda na noite da segunda-feira (3), quando o Flávio fez a primeira ligação para o marido traído por volta das 21h. Em seguida, os dois teriam ido para um motel na periferia da cidade, onde voltaram a fazer ligações cobrando um resgate de R$ 10 mil para “libertar” a mulher.

“Ele [o amante] ligou e ela [esposa] participou de toda a armação. No momento em que o marido pediu para falar com ela, ela fez todo um teatro, dizendo que estava sendo ameaçada por vários criminosos, armados e pediu que ele fizesse tudo os que eles pedissem”, contou o delegado Cláudio Castro.

Entre a primeira e segunda ligação, às 6h da terça-feira (4), o marido --que não teve o nome revelado-- procurou a delegacia do bairro de Prazeres e comunicou o sequestro da esposa, com que estava casado havia dois anos.

A partir dali, todos os telefonemas passaram ser acompanhados na sede do GOE, que paralelamente iniciaram investigações no bairro do Barro, de onde teria partido a primeira ligação.

O amante aceitou “libertar” Rosyanne, desde que o marido repassasse a senha do cartão bancário que estava com a esposa. Após fazer o saque de R$ 1.000, já na manhã desta terça-feira (4), Rosyanne apareceu e foi levada para o GOE pelo marido, onde prestou depoimento.

“Ela caiu em várias contradições durante o depoimento e, após os questionamentos, acabou confessando todo o esquema”, disse o delegado, afirmando que a experiência do grupo em casos de sequestro o levou a desconfiar da atitude da mulher após a ação.

A polícia ainda conseguiu recuperar parte do dinheiro extorquido e devolveu ao marido. Segundo as investigações, a esposa teria forjado a ação após passar o dia bebendo com o amante --com quem teria um caso há dois meses-- na praia.

“Ela disse que não sabia como iria explicar a história ao marido e acabou forjando o sequestro”, explicou o delegado, ressaltando ainda que a mulher teria saído de casa pela manhã da segunda-feira com intuito de fazer a matrícula em uma autoescola. 

Já o amante foi preso à tarde, no município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Em entrevista coletiva durante a apresentação à imprensa, ele informou que a ideia do sequestro foi da esposa, que teria pedido para que ele fizesse as ligações para o marido. “Pensei que tudo era besteira, porque ela disse ‘depois disso, tu me deixa no Cais de Santa Rita [na região central do Recife] e vai embora’. Não imaginei que isso ia acontecer”, disse o motoboy.