Porto Alegre e Florianópolis registram cancelamentos de voos devido ao vulcão; situação começa a normalizar
Os aeroportos de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) voltaram a registrar atrasos e cancelamentos na manhã desta quarta-feira (19), reflexo dos transtornos gerados pelas cinzas do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle.No início da tarde, porém, a situação começava a ser normalizar.
No aeroporto internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, filas se formaram no saguão. Da 0h às 13h47 de hoje, 21 dos 124 voos programados haviam sido cancelados, e oito atrasados, conforme a Infraero (estatal que administra os aeroportos). O principal transtorno ocorreu nas partidas –14 canceladas e 5 atrasadas das 64 previstas. Das 49 chegadas, 7 foram canceladas e 3 atrasaram. Porém, no início desta tarde, a situação voltou ao normal.
Já no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, dos 40 voos programados da 0h às 13h , 12 foram cancelados (5 chegadas e 7 partidas), devido às cinzas vulcânicas. Nesta manhã, por exemplo, quem chegou para buscar seu carro no estacionamento do terminal catarinense encontrou o veículo coberto por fuligem.
Na manhã desta quarta-feira, as companhias TAM e Gol retomaram suas operações nos dois aeroportos.
Terça-feira de cinzas
Nessa terça-feira, as cinzas cobriram o céu de Porto Alegre, cancelando voos durante a tarde. O Salgado Filho voltou a operar visualmente somente às 16h05.
Já em Santa Catarina, 16 chegadas e 13 partidas foram canceladas no Hercílio Luz. As cinzas atingiram o espaço aéreo do terminal aeroportuário às 13h, fazendo com que o aeroporto passasse a operar por instrumentos.
Em território gaúcho, a fuligem teve concentração maior na serra e no litoral norte e, em Santa Catarina, no leste. Em todas as áreas houve relatos de depósito de cinzas na vegetação e sobre automóveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.