Topo

Oktoberfest termina em SC com menor público desde 2005

Leo Laps<br>Especial para o UOL<br>De Blumenau

24/10/2011 07h00

A Oktoberfest 2011 acabou neste domingo (23) em Blumenau (SC) registrando o menor público desde 2005. Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, calcula que 550 mil pessoas visitaram a festa nestes 17 dias – os números oficiais serão divulgados na segunda-feira (24). Ano passado, as catracas na entrada dos pavilhões giraram 578.830 vezes. O recorde de público nas 28 edições da festa foi em 1992, quando mais de 1 milhão de pessoas vieram para a Oktoberfest.

“Por não haver feriado este ano, acabamos tendo essa queda de público em relação a 2010. Mas creio que, mesmo assim, foi uma das melhores Oktoberfests dos últimos cinco anos: tivemos menos público, porém mais consumo, e houve poucos problemas de segurança. O tempo também ajudou, quase não choveu”, avalia Mette. Para ele, o único ponto negativo foi o excesso de pessoas no segundo sábado da festa, no dia 15, quando 93 mil visitaram o Parque Vila Germânica. “Quando tanta gente vem para a Oktoberfest no mesmo dia, não há como evitar problemas de estrutura”, admite.

Foi justamente para manter a festa dentro de um padrão de qualidade que, desde a metade da década de 1990, os organizadores da Oktoberfest mudaram a estratégia de marketing. Desde então, com raras exceções, a média de público fica mesmo entre 500 mil e 600 mil pessoas. “Não dá para aumentar mais a festa. Quando vem gente demais, é ruim para todo mundo: para o visitante, que perde em qualidade, e para quem vende, pois as vendas não acontecem devido às filas”, explica Mette.

Rainha

A 28ª edição da Oktoberfest de Blumenau foi encerrada com a coroação da nova rainha da festa. Fernanda Klaumann Barbosa, 21 anos, venceu outras 11 concorrentes e, por um ano, representará a cidade e a festa em eventos pelo Brasil e no Exterior. Mariane Klann, 29, e Daniela Sutil Muniz, 22, foram eleitas primeira e segunda princesas, respectivamente.