Topo

Baixa umidade deixa São Paulo em estado de atenção

Do UOL Notícias <br> Em São Paulo

08/11/2011 16h26

A Defesa Civil informa que a cidade de São Paulo está em estado de atenção por conta da baixa umidade relativa do ar. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o índice é de 26%.

Por conta do ar seco, a população deve tomar bastante água e evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h, além de evitar aglomerações em ambientes fechados. É recomendável deixar o ambiente úmido por meio de vaporizadores ou recipientes com água e toalhas molhadas.

O órgão alerta de que a umidade reduzida causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, causando o surgimento ou o agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.

Os sintomas mais comuns quando a umidade do ar fica entre 20% e 30% são: ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; irritação dos olhos, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.