Polícia pede prisão preventiva de motorista acusado de matar 12 fiéis em procissão em Alagoas
A Polícia Civil de Alagoas identificou o motorista do caminhão-caçamba, acusado de matar 12 pessoas ao atropelar dezenas de fiéis na procissão de Nossa Senhora da Conceição, na última quinta-feira (8), em Feira Grande (AL). A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros haviam informado que o motorista seria um dos mortos, mas que o corpo não teria sido identificado por estar carbonizado. Todos os mortos e as vítimas do acidente foram identificados e a polícia investigou se existia ligação de algum deles com o nome do proprietário do caminhão, o que não ocorreu.
Na tarde desta terça-feira (13), a polícia informou que o acusado foi identificado como Protásio Nunes Cadete Neto, 22, conhecido como Protasinho. A delegada Maria Fernandes Porto, que investiga o caso, pediu à Justiça a prisão preventiva do acusado e disse que agentes realizam diligências para tentar prendê-lo.
Segundo a delegada, a descoberta de que o motorista do caminhão estaria vivo ocorreu depois que a polícia identificou o proprietário do caminhão, pegou a lista dos mortos e das vítimas que deram entrada na Unidade de Emergência do Agreste Doutor Daniel Houly, em Arapiraca.
Ao cruzar os dados, os policiais descobriram que nenhum dos nomes era compatível com o que estava registrado o caminhão. A polícia informou que o veículo está registrado no nome da esposa de Protásio. Depoimentos de testemunhas à delegacia também confirmaram que o motorista pulou da cabine do caminhão antes da explosão.
Outros crimes
Segundo informações da delegacia de Feira Grande, Protásio Neto tem ficha suja na polícia. Ele é acusado de tentar matar dois rapazes com um canivete, em 2009, durante uma festa no município de Igreja Nova.
A polícia informou ainda que o jovem também é acusado de desacato. Ele teria ameaçado policiais militares durante uma blitz na entrada da cidade de Batalha, ocorrida em agosto deste ano. “No momento, ele estaria consumindo bebidas alcoólicas no mesmo caminhão usado no acidente”, informou a Polícia Civil.
Morre 12º vítima
Nesta terça-feira, a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, informou que mais uma vítima do acidente morreu nesta madrugada. Nelson Dias, 30, permaneceu cinco dias internado, mas não resistiu aos ferimentos. Com a confirmação, subiu para 12 o número de mortos.
Segundo o hospital, Dias era a última vítima do acidente que ainda permanecia internada. Também na unidade morreram outras duas crianças: Bruniele Santos, 3, e Paloma Rose Rodrigues, 8. Outros oito pacientes que foram atendidos pela unidade e já tiveram alta médica.
Segundo o boletim com os nomes dos feridos atendidos pelo hospital, o motorista não foi um dos que procurou atendimento pelo hospital –o que reforça a tese de que ele fugiu ileso.
O acidente
A tragédia aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira (8), quando o caminhão-caçamba carregado de areia e tijolos teria perdido os freios e invadiu a praça central da cidade, onde ocorria uma missa campal, em desfecho à procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O caminhão bateu em carros e motocicletas antes de tombar e explodir. Como era feriado na cidade, centenas de fiéis acompanhavam o cortejo e viram o acidente.
Oito pessoas morreram no local do acidente e outras três faleceram na Unidade de Emergência do Agreste logo nas primeiras 24 horas após a tragédia. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas. O acidente chocou a cidade, que decretou luto oficial de sete dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.