Topo

Três cidades gaúchas decretam emergência devido a temporais e granizo

Lucas Azevedo

Do UOL Notícias, em Porto Alegre

15/12/2011 19h09

Após contabilizarem os estragos ocasionados pelo temporal de granizo, acompanhado de chuva forte e vendaval nesta quarta-feira (14), três cidades gaúchas decretaram situação de emergência. Além delas, outros quatro municípios encaminharam à Defesa Civil estadual Notificações Preliminares de Desastre (Nopreds).

A Prefeitura de São Jerônimo (a 57 km de Porto Alegre), na Região Metropolitana, teve aprovado seu decreto de emergência. Na cidade, 12 mil pessoas foram afetadas, 8.000 desalojadas, dez desabrigadas e 2.517 edificações foram danificadas. Lonas já foram distribuídas, nesta sexta-feira (15), a prefeitura abastecerá com telhas os moradores atingidos.

Outra cidade em situação emergencial é Fazenda Vilanova (a 93 km da capital), no Vale do Taquari, onde 935 moradores foram afetados e 187 edificações atingidas. Os estragos ocorreram principalmente no centro do município. Na noite desta quarta-feira, o estoque de lonas havia acabado, mas durante o dia de hoje tudo foi normalizado.

Outro município em situação de emergência é Vale Real (a 89 km de Porto Alegre), na Serra, onde duas construções foram comprometidas. “Os telhados de uma escola e de um pavilhão caíram, enquanto as plantações de pêssego, maçã e principalmente as parreiras de uva foram muito danificadas. Estamos fazendo o levantamento para apurar o real tamanho do dano”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Bom Princípio, que atende Vale Real, Paulo Renato Portinho.

As cidades que encaminharam Nopred à Defesa Civil são Triunfo, Venâcio Aires e General Câmara (na região carbonífera), e Nova Roma do Sul (na Serra).

Previsão

Nesta quinta-feira, o Rio Grande do Sul voltou a registrar trombas d’água e formação de nuvens tipo funil. Essa instabilidade é gerada por um ciclone extratropical que se desloca pela costa. Por isso, as ocorrências foram principalmente no leste do Estado.

A previsão do tempo alerta para risco de ventos fortes e granizo para sexta-feira no sul, nordeste e leste do Estado. No decorrer do fim de semana, o sol volta a aparecer e o risco de temporais diminui.