Topo

Cães são salvos de incêndio no Paraná; polícia investiga se houve tentativa de matar os animais

Rafael Moro Martins

Do UOL Notícias, em Curitiba

27/12/2011 15h19

Cinco cães que estavam enterrados sob uma pilha de lixo que pegava fogo foram resgatados por policiais militares no último sábado (24) em Guaratuba, litoral do Paraná. Os policiais foram avisados do caso por telefone e chegaram a tempo de salvar os animais.

Os cachorros, que viviam nas ruas e têm pequeno e médio porte, segundo a polícia, passam bem. Apenas um deles, que teve queimaduras no focinho e nas orelhas, segue internado numa clínica veterinária da cidade.

A polícia não tem informações sobre quem pôs fogo no lixo nem se o que houve foi uma tentativa de queimar os cães ou apenas um acidente.

“O buraco é grande, foi causado pela erosão. Segundo moradores, cães que vivem na rua costumam usá-lo para se abrigar do frio”, afirmou a tente Caroline Costa, da PM paranaense.

Uma das hipóteses para o acidente é que algum morador tenha usado o buraco para queimar lixo sem ter visto que havia animais ali. Algumas casas da região são alugadas para veranistas durante a temporada.

“Conversamos com moradores e pedimos para que qualquer informação que nos leve ao responsável pelo caso seja dada pelo telefone 190”, disse a policial. Apesar de o caso “ter causado comoção na cidade”, segundo a tenente Costa, até esta terça-feira (27) a polícia não recebeu denúncias que pudessem esclarecer o caso.

Os cães devem ser encaminhados à adoção.