Em Minas Gerais, 31 cidades já decretaram situação de emergência por causa das chuvas
Em Minas Gerais, 31 cidades decretaram situação de emergência por causa das chuvas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), esse é o total de cidades em alerta desde outubro deste ano.
Depois da estiagem no fim de semana de Natal, voltou a chover na região central do Estado nesta segunda-feira. Em algumas regiões de Belo Horizonte e região metropolitana choveu granizo. Na cidade de Perdões (197 km da capital), os córregos Carapinas e Estrelas subiram e inundaram parte da cidade, deixando pelo 59 desalojados.
Ao todo, desde outubro já são 2.085.293 pessoas afetadas pelos temporais, entre elas 7.759 ficaram desalojadas, e 335, desabrigadas. A Cedec registrou duas mortes nesse período chuvoso, um homem atingido por uma árvore em Reduto, na Zona da Mata de Minas, e uma mulher arrastada pelas águas do Córrego Figueirinha, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
O diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução do Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (Sedec), Ivan Ramos, esteve em Belo Horizonte nesta terça-feira (27) para orientar as defesas civis municipais a captar recursos federais para obras de reconstrução dos estragos deixados pela chuva. A Sedec distribuiu uma cartilha ensinando as autoridades locais a pleitar o investimento.
Os municípios que decretaram emergência têm até 30 dias depois da tragédia para enviar à Sedec um plano de trabalho com sobre o que precisa ser feito emergencialmente nas cidades. É necessário também apontar os valores de obras, porque o ministério vai liberar R$ 400 milhões para todo território nacional. A verba destinada a cada cidade depende do projeto apresentado pela administração regional.
De acordo com a Ceded, as últimas cidades a decretarem emergência em Minas foram Setubinha, no Vale do Jequitinhonha, São João do Oriente, no Vale do Rio Doce, Raposos e Vespasiano, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, e Conceição do Pará, no centro-oeste mineiro. Esses municípios foram atingidos por enchentes, enxurradas, deslizamentos e vendavais.
Previsão de chuva
Uma frente fria no litoral do Sudeste do Brasil atua em Minas nesta terça-feira. O tempo fica instável e nublado nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Estado, o tempo deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.