Topo

Chuva provoca desabamentos de um prédio e duas casas em MG; uma pessoa morre e nove ficam feridas

Rayder Bragon

Do UOL Notícias, em Belo Horizonte

02/01/2012 12h49

Desabamentos com morte e feridos marcaram a manhã deste 1º dia útil de 2012 em Belo Horizonte e região metropolitana.

Além do prédio que veio abaixo durante a madrugada no bairro Caiçaras, na região noroeste de Belo Horizonte, resultando na morte de um homem e ferimentos graves em uma mulher, o Corpo de Bombeiros registrou o desmoronamento de duas casas na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 7 pessoas foram socorridas, no bairro Bandeirantes, com ferimentos leves. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) levou 4 pessoas para atendimento em unidade hospitalar da cidade. As demais vítimas foram levadas por populares.


Já na cidade de Santa Luzia, também na região metropolitana, um muro de uma empresa caiu sobre uma casa, no bairro Castanheiras. Segundo a corporação, uma mulher e uma criança de 5 anos tiveram ferimentos leves e foram socorridas e levadas para hospital.
As chuvas que atingem Belo Horizonte e região metropolitana causaram desabamento Corpo de Bombeiros. Outras moradias estão comprometidas no local e são avaliadas por bombeiros e integrantes da defesa civil.

Prédio
 
Segundo uma rádio local, engenheiro da Defesa Civil de Belo Horizonte informou que moradores do prédio que desabou na madrugada desta segunda-feira (2), na rua Passa Quatro, no bairro Caiçaras, região noroeste, foram alertados sobre problemas estruturais na construção. De acordo com ele, havia entupimento da rede de esgoto e problemas nas colunas de sustentação da edificação.

O homem afirmou que os moradores foram alertados sobre a necessidade de obras emergenciais no prédio, que tinha dois blocos com total de 8 apartamentos.
Segundo os bombeiros, um homem morreu e uma mulher ficou gravemente ferida após o colapso da estrutura.

Ao todo, a Polícia Militar conseguiu resgatar 11 pessoas (seis adultos e cinco crianças) momentos antes do desabamento. Um carro da PM passava pelo local e os militares foram avisados por uma moradora sobre fortes estalos ouvidos no interior do prédio.
 
Estado


O Corpo de Bombeiros relatou que o centro da cidade de Itabirito, na região central de Minas Gerais foi inundado e pessoas ficaram ilhadas por conta das fortes chuvas. Elas estão sendo socorridas por unidade da corporação e ainda não há informação sobre vítimas. Já na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a cheia do rio Paraopeba inundou boa parte da cidade. Bombeiros da cidade de Contagem, com auxílio de um helicóptero, deslocam-se para o município.

A Defesa Civil Estadual informou que 44 cidades estão em situação de emergência por conta do novo período chuvoso, que se iniciou em outubro do ano passado.

Até o momento, três pessoas morreram e uma está desaparecida, além de 32 terem se ferido. Ao todo, 404 pessoas estão desabrigadas e 9.365 desalojadas.

Em relação aos danos materiais, o órgão informou que 84 casas foram destruídas e 2.420 apresentaram problemas estruturais.

O acesso a muitas localidades está prejudicado por conta da queda de 75 pontes e danos a outras 75. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas, de alguma maneira, pelo mau tempo.