Topo

Operação na Cracolândia prende 15 pessoas em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

05/01/2012 18h46

Quinze pessoas foram presas durante a operação policial nas ruas da região da Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, desde o dia 3 de janeiro. Entre os detidos, há 11 foragidos da Justiça, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, nesta quinta-feira (5).

Segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", a Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral no final da tarde de hoje para dispersar usuários de crack que estavam no entorno da praça Princesa Isabel, a 150 metros do ponto central da Cracolândia. A PM, entretanto, não confirma a informação.

Segundo o boletim oficial,  foram apreendidas duas armas de brinquedo e cinco carcaças de motocicletas. Dois dos suspeitos presos na quarta-feira (4) estavam com aproximadamente 150 pedras de crack. Ao todo, cem PMs trabalham com o apoio de policiais do Choque, Cavalaria e Canil.

A ação na Cracolândia é dividida em três fases. A primeira é de atuação da polícia contra o tráfico de drogas em conjunto com uma operação de zeladoria da prefeitura em casarões e ruas, de onde somente hoje foram retiradas 7,5 toneladas de lixo. Desde anteontem (3), dez toneladas de lixo foram recolhidas.

A estimativa da PM é que, em 30 dias, após a prisão de traficantes e o "restabelecimento da ordem" na região, se inicie a segunda fase, com a participação de assistentes sociais e agentes de saúde, que farão o encaminhamento dos dependentes químicos para albergues, AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e, se preciso, internação para tratamento e reinserção social. A terceira e última fase é a de manutenção deste cenário, para que os dependentes possam se recuperar.