Topo

Defesa Civil decreta estado de atenção por baixa umidade do ar em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 13h39Atualizada em 29/02/2012 13h44

A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou nesta quarta-feira (29), em toda a capital, estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o órgão, o índice está abaixo de 30%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar está entre 20% e 30%, é decretado estado de atenção; se estiver entre 12% e 20%, considera-se estado de alerta; e quando os níveis chegam a menos de 12%, a situação será emergencial.

“Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares”, diz nota oficial.

A Defesa Civil recomenda que exercícios físicos ao ar livre sejam evitados entre 11 e 15 horas, que o ambiente seja umedecido por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água e que se consuma bastante água.