Topo

Operação prende integrantes de suposto grupo de extermínio na região de Campinas (SP)

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

30/03/2012 20h03

Um suposto grupo de extermínio foi preso no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (30), durante uma operação do Ministério Público de São Paulo em conjunto com a Corregedoria da Polícia Civil de Campinas.

De acordo com informações do Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), foram detidos um investigador da Polícia Civil de Amparo e três guardas municipais – dois da cidade de Amparo e um de Santo Antônio de Posse. Com eles, os policiais apreenderam armas, munições, documentos, dois computadores, CDs e fitas cassete.

O grupo é suspeito de matar um suposto traficante no dia 9 de fevereiro deste ano na cidade de Amparo. Os quatro também são suspeitos de integrar uma milícia a serviço de quadrilhas que atuam no tráfico de drogas e roubos a bancos.

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) também participou das operações. As investigações começaram há cerca de oito meses. Os suspeitos foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Civil, em Campinas, para o registro do caso. Eles tiveram prisão temporária decretada por 30 dias. O investigador da Polícia Civil foi encaminhado no fim da tarde para um presídio na capital.

O comandante da Guarda Municipal de Amparo, Celso Dias Júnior, disse que a conduta de seus integrantes será investigada. "Se ficar confirmado que eles erraram, serão punidos, terão que arcar com as consequências".