Filhote de jaguatirica capturado em cidade mineira deve ir para zoológico
Um filhote de jaguatirica fêmea de aproximadamente 20 dias foi capturado na zona rural de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, na tarde deste sábado (14). O animal, foi encontrado por cortadores de cana em uma plantação, passou por avaliações médicas e está internado no Hospital Veterinário de Uberaba.
Segundo o médico veterinário Cláudio Yudi, a jaguatirica tem sido alimentada com uma mamadeira infantil com leite de gato e deve continuar sob observação. "O estado de saúde dela é excelente, mas ainda é muito pequena para conseguir sobreviver sozinha", disse. A mãe do animal, segundo o médico, não foi encontrada e pode ter sido morta. "Geralmente a mãe não deixa o filhote sozinho", ressaltou.
Assim que estiver maior, conforme o médico, a jaguatirica deve ser levada para o zoológico da cidade, para depois ser solta na natureza. "Quando fica no zoológico, o animal é domesticado e pode ser que não se adapte à natureza, mas tudo isso será avaliado também", conclui.
Outro caso
A jaguatirica “Guto”, como foi batizada pela equipe de policiais militares, bombeiros e profissionais do Hospital Veterinário de Uberaba foi solta na reserva ecológica Volta Grande em Uberaba na manhã desta segunda-feira (16). O médico veterinário Claudio Yudi contou que o animal foi capturado na quarta-feira (11) em uma fazenda às margens da BR-050, que liga Uberaba a Uberlândia, e estava em cima de uma árvore e bastante agressivo.
Segundo ele, Guto foi levado para a reserva sedado, mas acordou no meio do caminho. "A jaguatirica é agressiva naturalmente, mas ele estava extremamente agressivo. Conseguimos soltá-lo e agora ele volta para seu habitat natual", disse.
O animal foi capturado com lesões na pata esquerda, na coluna e a orelha cortada. Guto passou por exames e foi constatado que sua saúde estava em perfeitas condições. "Decidimos então soltá-lo porque não havia necessidade de acompanhamento médico", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.