Topo

Alunos passam mal após tomar iogurte da merenda em escola do interior de São Paulo

Ellen Lima

Do UOL, em São José do Rio Preto (SP)

25/04/2012 15h57

Quinze alunos do sexto ano do ensino fundamental da escola estadual Antonio Teixeira Santos, da cidade de Zacarias (528 km de São Paulo), tiveram de ser levados às pressas, nesta terça-feira (24), ao Pronto Socorro de Buritama (551 km de São Paulo) depois de consumirem iogurte na hora da merenda.

As crianças tomaram o produto e logo após apresentaram ânsia de vômito e diarreia. Os pais das crianças, todas com idades de 11 anos a 12 anos, registraram boletim de ocorrência.

De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura de Zacarias, Ariovaldo Cardelíquio, o iogurte é o mesmo que vem sendo regularmente fornecido e nunca houve intoxicação.  A escola é estadual, mas recebe a merenda adquirida pela prefeitura.

A direção da escola informou considerar que o grupo de alunos passou mal por consumo excessivo do alimento. “Alguns alunos entraram na fila repetidas vezes. Ao retornar para a sala de aula, começaram a ter ânsia de vômito”, disse Cardelíquio. O incidente aconteceu por volta de 16h, após o encerramento do recreio.

Zacarias é um município de 2.000 habitantes localizado no extremo noroeste do Estado de São Paulo, na região de Araçatuba (527 km de São Paulo). A cidade possui 290 alunos na rede escolar, dos quais 50% frequentam a escola do Estado, e o restante, a escola municipal. O episódio ocorreu na escola mantida pelo Estado. A direção não quis se manifestar.

Ideal para consumo

A merenda escolar é coordenada por uma nutricionista, que adquiriu o iogurte do latícinio Zacarias. A direção do laticínio informou que o produto estava em conformidade com as condições de conservação e ideal para consumo.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso, e a prefeitura instaurou sindicância para apurar responsabilidades. O iogurte foi recolhido para análise e retirado do cardápio da merenda.

“Foi um incidente que consideramos ter sido causado pelo excesso de consumo dos alunos. Nós servimos o produto à vontade, e alguns consumiram demais”, informou a assessoria da prefeitura de Zacarias.