Topo

Autoridades alertam para riscos de material radioativo roubado em carro no Rio

Do UOL, em São Paulo

30/04/2012 17h37

A secretaria de Estado de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) alertam para os riscos do material radioativo que estava dentro de um veículo roubado na noite do último sábado (28), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A polícia continua as buscas pelo aparelho de gamagrafia que possui fonte radioativa de selênio-75, utilizado em radiografias para soldas industriais. O material pode causar queimaduras e lesões mais graves se estiver em contato com a pele. O produto radioativo estava dentro de uma caixa com um dispositivo de segurança para evitar o vazamento da carga. O cilindro blindado só pode ser violado, no entanto, com o uso de ferramentas especializadas.

De acordo com a Polícia Civil, um grupo de três homens armados bloqueou parte da rodovia Washington Luís, próximo ao acesso à Linha Vermelha, e assaltou o funcionário da empresa responsável pelo transporte da carga radioativa. Eles levaram dinheiro e objetos pessoais da vítima e fugiram no carro.

O equipamento estava acondicionado em uma caixa metálica no porta-malas de um Renault Logan prata, com placa ENX 3304, de Paulínia (SP). As autoridades pedem para quem tiver notícia da localização do carro entrar em contato com a polícia, com a Defesa Civil ou ainda com a CNEN, pelos telefones do setor de emergência: (21) 2173-2939 /9218 6433.