Topo

Cidade mineira quer erguer estátua em rotatória para homenagear cantor sertanejo Gusttavo Lima

Gusttavo Lima (à esq) abraça Renato Aragão em gravação do programa "Aventuras do Didi"  - Reprodução Twitter
Gusttavo Lima (à esq) abraça Renato Aragão em gravação do programa "Aventuras do Didi" Imagem: Reprodução Twitter

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

08/05/2012 13h15

O cantor sertanejo Gusttavo Lima, de 22 anos, poderá ser homenageado com uma estátua em tamanho real em sua cidade-natal, Presidente Olegário (427 km de Belo Horizonte). A proposta da homenagem foi apresentada por um Pedido de Providência do vereador Antônio Camargos Neto (PV) no início do mês à Câmara Municipal da cidade. Ontem (segunda 7) à noite a proposta foi aprovada por seis votos a dois. Agora, a estátua depende apenas da aprovação do prefeito, Tião Bento (DEM).

O autor justificou a proposta afirmando que o cantor tem orgulho de se apresentar como filho de Presidente Olegário. Camargos disse que muitos cidadãos olegarenses, ao fazerem sucesso em outras cidades, preferem se identificar como naturais de Patos de Minas (cidade vizinha de 140 mil habitantes). “Não vamos deixar outra cidade roubar a paternidade de nosso filho”, sugeriu.

Se aprovada, a estátua deverá ser construída na rotatória da entrada principal da cidade. A ideia, segundo o vereador Ronaldo Alves Pereira (DEM), é incentivar o crescimento do turismo em Presidente Olegário, que tem pouco mais de 18 mil habitantes. “De certa forma as pessoas vão querer conhecer a cidade do cantor, e isso irá ajudar no desenvolvimento”, disse.

O vereador Osmar Pinto Coelho (PV) justificou o voto contra dizendo que o cantor ainda é muito jovem para receber tamanha homenagem. “Cada um tem uma forma de pensar, a minha é essa”, afirmou, contrariando o autor do projeto, que é do mesmo partido. 

O homenageado

Gusttavo Lima, cujo nome de registro é Nivaldo Batista Lima, ficou nacionalmente conhecido com o hit “Balada” (“tche tchererê”).  O sertanejo já foi homenageado pela Câmara de Presidente Olegário no ano passado, quando recebeu uma placa pelo sucesso em todo Brasil.

No último 1º de maio, o cantor participou da festa dos trabalhadores na cidade ao lado de Israel e Rodolfo. A homenagem ao “filho ilustre” agora está nas mãos do prefeito Tião Bento (DEM), que pode optar por uma parceria com empresários ou apresentar projeto para que os cofres do município banquem a despesa.

O prefeito

Por telefone, o prefeito informou ao UOL não ver problemas em aprovar o pedido, uma vez que não haverá custos para os cofres públicos. “Se for de iniciativa privada, não vejo problema em ceder o espaço público”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito,  Presidente Olegário tem pontos turísticos, como as cachoeiras, e este poderá ser um atrativo a mais. “Temos grandes riquezas na cidade.” A assessoria de imprensa do cantor não foi localizada para comentar o caso.