Topo

Caldeira explode em usina de asfalto em Palhoça (SC); não há registro de feridos

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

24/07/2012 14h35

A caldeira de uma usina produtora de asfalto explodiu na manhã desta terça-feira (24), em Palhoça (região da Grande Florianópolis). Ninguém ficou ferido. As causas ainda não foram identificadas.

Os empregados chegavam para o trabalho, por volta das 6h da manhã, quando perceberam o incêndio. Como não conseguiram controlar o fogo na usina, o socorro foi acionado.

O combate às chamas foi complicado. Segundo os bombeiros, a caldeira possui cinco mil litros de fluidos térmicos, usados para aquecer materiais que fabricam asfalto – um dos componentes são mil litros de óleo diesel.

Outra preocupação dos bombeiros era resfriar a caldeira. Isso porque com o superaquecimento havia o risco de ela romper, o que poderia causar um vazamento de combustível.

O fogo foi extinto em cerca de uma hora, e parte do equipamento ficou danificada. Cinco carros do Corpo de Bombeiros se deslocaram para o local. Foram utilizados mais de 10 mil litros de água e 80 litros de espuma especial.

A caldeira funciona 24 horas por dia, e um funcionário verifica a cada hora a temperatura do equipamento. Uma perícia vai apontar se houve falha técnica. A previsão é de que o relatório seja concluído em 30 dias.

A empresa responsável pela usina trabalha nas obras de duplicação da BR-101, no trecho sul de Santa Catarina, e ainda não se manifestou sobre o ocorrido.