Couvert em bares, lanchonetes e restaurantes tem lei válida em todas as cidades do Paraná
![Bares e restaurantes que cobrarem o couvert sem avisar poderão ser multados no Paraná - João Wainer/Folhapress](https://re.i.uol.com.br/receitas/2011/10/05/bares-e-restaurantes-que-cobrarem-o-couvert-sem-avisar-poderao-ser-multados-1317826627428_300x420.jpg)
Restaurantes, bares e lanchonetes do Paraná devem começar a exibir de forma clara nos cardápios os componentes e os preços do couvert (entrada) a partir de 18 de outubro. O governador do Estado, Beto Richa (PSDB), sancionou projeto de lei que regulamenta a oferta do serviço.
A partir de agora, os comerciantes terão que informar claramente aos consumidores o que é e quanto custa o serviço. O objetivo é permitir que os clientes possam optar se querem ou não o couvert, antes de os produtos serem colocados à mesa. Além de apresentar o preço, deve constar no cardápio os produtos que fazem parte do serviço.
Os estabelecimentos que não informarem os clientes antecipadamente não poderão cobrar pelo serviço. Além disso, quem descumprir a legislação estará sujeito a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. A oferta do serviço só é liberada caso seja gratuito.
Marcelo Woellner Pereira, presidente da regional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), afirma que o setor vê com bons olhos toda medida que beneficie o consumidor. “Embora a legislação não se aplique em muitos casos, a maioria de restaurantes e bares já coloca em prática a indicação do preço do couvert no cardápio.”
A nova lei reconhece como couvert o serviço caracterizado pelo fornecimento de aperitivos sólidos e líquidos, assim definidos pelos estabelecimentos, servidos antes do início das refeições.
Clientes aprovam a medida
Para a economista curitibana Letícia Soares, que já teve problemas com a cobrança de couvert, a medida paranaense é imprescindível. “O garçom oferece, você aceita e na hora de pagar é aquela surpresa. Já vi casos de mais de R$ 15 por pessoa por cinco fatias de pão e patê de berinjela ou ainda uma manteiga sem graça”, afirma.
Para evitar problemas, a administradora Fernanda Oliveira afirma que pedia para o garçom tirar o couvert da mesa quando era servido sem ser pedido. “Acho válido estar claramente o preço no cardápio. Muitas vezes o preço é abusivo.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.