Topo

Polícia encontra bombas feitas com extintores no Complexo do Alemão, no Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

29/11/2012 09h29Atualizada em 16/09/2015 16h07

Policiais da UPP Fazendinha, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, apreenderam na manhã desta quinta-feira (29)  um novo tipo de bomba fabricado por traficantes. Dois cascos de extintores com grande quantidade de material explosivo no interior foram encontrados em uma casa usada por criminosos na comunidade. Segundo os policiais, as bombas teriam grande poder de destruição e poderiam ser usadas para atacar viaturas ou mesmo as sedes das UPPs.

Ainda foi encontrado no imóvel farta quantidade de drogas, armas e munição.  Dois revólveres calibre 32, munição para fuzil 7.62 e para revólver calibre 22, balança de precisão, e dois radiostransmissores, dois quilos de cocaína em tabletes e mais 159 sacolés da droga, além de 11 papelotes da nova droga conhecida como desirré ou craconha (mistura de crack com maconha).

Ninguém foi preso. Todo o material apreendido foi levado pelos policiais da UPP para 22ª DP (Penha).

Tiroteios

Na noite de quarta (28), um novo tiroteio entre policiais da UPP Parque Proletário, no complexo da Penha, e traficantes assustou moradores. Segundo policiais, este foi o terceiro confronto seguido na região dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, apesar de o comando geral das UPPs confirmar apenas dois enfrentamentos.

De acordo com a polícia, criminosos revidaram com tiros a abordagem dos PMs, que estavam em patrulhamento pela rua 6, na comunidade Parque Proletário, por volta das 21h, quando viram um grupo suspeito ao passarem pela esquina com a rua 29. Ao darem ordem para que os homens encostassem no muro para serem revistados, dois bandidos atiraram contra os policiais, que revidaram. O grupo fugiu.

Não houve feridos e ninguém foi preso. PMs do 16º BPM (Olaria) reforçam a segurança do local.

Na tarde de terça-feira (27), um suspeito morreu e um policial ficou ferido em um tiroteio na comunidade da Grota, no complexo do Alemão. Segundo a PM, policiais da UPP Nova Brasília estavam em um patrulhamento pouco antes das 15h quando depararam com dois criminosos. Um homem com uma mochila conseguiu fugir. Enquanto os policiais revistavam o segundo suspeito menor de idade, um terceiro homem atirou contra os agentes.

O tiro atingiu o soldado José Antônio de Oliveira Mesquita, ferido perto das costelas. O colete à prova de balas evitou ferimento mais grave. O PM foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Alemão e passa bem.

De acordo com a polícia, o autor do disparo, Gledson Paiva de Souza Silva, conhecido como Novinho, 23, acabou morrendo no confronto com um tiro na cabeça.

Durante a madrugada de quarta, segundo policiais e moradores, um contêiner da UPP Vila Cruzeiro, no complexo da Penha foi atacado por traficantes. Uma viatura da polícia também teria sido atingida. O comando geral das UPPs, entretanto, nega a ação dos bandidos.

Os confrontos coincidem com o aniversário de dois anos da ocupação do conjunto de favelas do Alemão. Em 28 de novembro, de 2010 policiais civis e militares e as forças armadas ocuparam o complexo; três dias depois da ocupação na Penha.