Topo

Menina de 7 anos morre durante abordagem policial em Vila Velha (ES)

Flávia Bernardes

Do UOL, em Vitória

06/12/2012 20h28

Uma menina de 7 anos foi morta com um tiro, nesta quarta-feira (5), quando comprava açaí em uma região conhecida como a "Faixa de Gaza capixaba", durante uma ação policial. A região é constituída pelos bairros de Ilha da Conceição, 1º de Maio, Santa Rita, Alecrim e Pedra de Búzios, em Vila Velha, na Grande Vitória. Dois policiais foram afastados.

Ana Carolina da Silva Ferreira Xavier foi atendida pelo tenente responsável pela operação policial, mas não resistiu e morreu no local. 

Segundo a família da vítima, a menina foi atingida por uma bala disparada após a abordagem da PM a um carro com quatro ocupantes, no bairro Ilha da Conceição. Um dos passageiros do carro, menor de 18 anos, disse que o tiro foi dado por policiais.Moradores queimaram um ônibus, um caminhão e fecharam a rua onde o crime ocorreu.

Nesta quinta-feira (6), a polícia informou que  ainda não é possível afirmar que o tiro que atingiu Ana Carolina foi disparado por um policial, porém, um tenente, de 48 anos, e um cabo, de 32 anos, que participaram da abordagem foram afastados até o fim da investigação.

Segundo o comandante da PM (Polícia Militar) do Espírito Santo, coronel Ronalt Willian, só será posível identificar de onde saiu a bala que atingiu Ana Carolina após a conclusão do laudo pericial ou por meio da reconstituição do crime.

William disse que o crime ocorreu quando duas pessoas saíam do carro do carro abordado pela polícia. De acordo com o coronel, foi quando o tenente, que comandava a operação, efetuou o disparo que pode ter atingido Ana Carolina.

Logo depois do disparo um homem surgiu com a criança no colo e Ana foi imediatamente socorrida. Segundo o comandante, o tenente socorreu a vítima.

O carro onde estavam os suspeitos, informou a PM, era roubado e dentro dele foi encontrada uma arma carregada, com duas cápuslas deflagradas.

Segundo a PM, dois inquéritos, pela Polícia Civil e outro pela Militar, foram abertos para apurar o caso.

A perícia será concluída em 30 dias. A região está ocupada por BME (Batalhão de Missões Especiais) para evitar conflitos.

O velório de Ana Carolina da Silva Xavier foi realizado na Igreja Assembleia de Deus, no bairro Santa Rita, em Vila Velha.