Topo

Polícia Federal prende 11 suspeitos de tráfico internacional de drogas em Florianópolis

Renan Antunes de OIiveira

Do UOL, em Florianópolis

06/12/2012 14h01

A Polícia Federal em Santa Catarina prendeu na manhã desta quinta (6) em Florianópolis 11 pessoas acusadas de tráfico de drogas. Entre elas, o diretor  da torcida organizada do time do Figueirense, a Gaviões Alvinegros, identificado como Neto. No site oficial da entidade, nenhum diretor usa o nome completo.

Segundo o delegado PF Gustavo Trevisan, Neto recrutava "mulas" entre torcedores da Gaviões para levar cocaína à Europa e, na volta,  trazer ecstasy para Florianópolis.

Batizada de Operação Curió, a ação policial começou a partir da denúncia de uma mãe, cujo filho foi preso em Amsterdã levando cocaína - ele seria mula de Neto.

A PF do Rio Grande do Sul e do Paraná emprestaram agentes à operação para cumprir simultaneamente 17 mandados de prisão e 13 de apreensão de carros e imóveis. Foram aprendidos 11 carros, seis quilos de cocaína e 127 mil comprimidos de ecstasy.

Segundo a PF, o bando tinha conexão com outro, preso no final de semana, composto por traficantes internacionais - estes faziam a rota ao contrário, com jovens europeus trazendo ecstasy e levando cocaína.

A PF também descobriu um laboratório de produção das "balas" de ecstasy, escondido sob a fachada de uma borracharia. As prisões foram feitas nos bairros de Ingleses, Lagoa da Conceição, Kobrasol, Campeche e nas cidades vizinhas de São José e Palhoça.