Topo

Estradas federais de São Paulo têm aumento de 5% nos acidentes no Natal

Do UOL, em São Paulo

26/12/2012 16h03

Nas estradas federais que cortam São Paulo foram registrados 236 acidentes, que deixaram 91 pessoas feridas e dez mortas, durante o feriado de Natal, da sexta-feira (21) até a terça-feira (25). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26), pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Os números representam um aumento de 5% no número de acidentes e de 51% no de feridos em comparação com o Natal passado. As mortes nas estradas tiveram um aumento de 40%, com dez óbitos neste ano e sete no Natal passado. Em 2011, a data caiu num domingo, e não houve um feriadão como o deste ano.

Nos cinco dias da operação, 23 motoristas foram multados por infringir a Lei Seca, que proíbe a direção após a ingestão de bebida alcoólica. Nove foram presos em flagrante.

Este é o primeiro feriado após entrar em vigor as novas regras da Lei Seca, que dobrou o valor de multa, de R$ 957,65 para R$ 1.915,40, e permitiu o uso de meios alternativos ao bafômetro para provar que o motorista que bebeu não possui condições de dirigir, como depoimento do policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos.

Essa parte da lei depende ainda de uma regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a previsão é que isso seja publicado nos próximos dias. O agente de trânsito poderá ainda se valer de qualquer outro tipo de prova que puder ser admitida em tribunal.