Topo

Mulher de 60 anos se afoga com dois cachorros em cachoeira de Ilhabela (SP)

Elaine Rodrigues

Do UOL, em São José dos Campos (SP)

28/01/2013 12h18

A temporada de chuvas fez mais uma vítima neste final de semana, em Ilhabela (198 km de São Paulo), litoral norte do Estado. O corpo de uma mulher de 60 anos foi encontrado na tarde desse domingo (27) por moradores da região.

De acordo com a base do Corpo de Bombeiros de Ilhabela, a mulher, Maria Elizabeth R.C. [a família pediu para não ter o sobrenome divulgado], foi vista pela última vez na sexta-feira (25).

Moradores de uma vila próxima à cachoeira avistaram o corpo enroscado em pedras e acionaram o resgate. Também foram encontrados dois cachorros mortos que pertenceriam à vítima.

Maria Elizabeth veio de Minas Gerais há alguns anos para viver em Ilhabela. Vizinhos afirmaram que ela costumava passear todos os dias com seus cães pela margem da cachoeira do Cocaia e que conhecia a região.

"Ela deve ter sido surpreendida pela forte chuva de sábado aqui na ilha. Cachoeiras são perigosas nesta época do ano", disse o cabo do Corpo de Bombeiros Orlando Francisco dos Santos Filho, que atendeu à ocorrência.

Segundo informações do Corpo dos Bombeiros no litoral norte, quase todos os dias banhistas se ferem em cachoeiras da região. "É preciso tomar cuidado redobrado quando não se conhece o local. Observar sempre o nível do rio, porque nessa época pode cair uma tromba d´água na cabeceira do rio a qualquer momento."

Ao todo, só este mês foram registradas cinco mortes em cachoeiras nas cidades do litoral norte de São Paulo. As outras quatro vítimas morreram após uma tromba d' água ocorrida no último dia 20, em Ubatuba (226 km de São Paulo).

O corpo de Maria Elizabeth foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de São Sebastião (191 km de São Paulo), onde aguarda pelos familiares.