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Após falta d'água no Rio, Light diz em anúncio não aceitar responsabilidade por "ineficiência indevida"

Do UOL, no Rio

28/02/2013 13h38

A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro, afirmou nesta quinta-feira (28), em anúncio em jornais da capital fluminense, que "não aceita ser responsabilizada pela ineficiência de qualquer natureza que não lhe é devida", em referência aos picos de energia que provocaram, desde a última sexta-feira (22), a interrupção do abastecimento de água em diversos bairros da cidade.

Incomodada com as críticas da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio), a Light disse ainda que a subestação a ser construída na estação Guandu --onde ocorreram os apagões--, com previsão de conclusão até fevereiro de 2014, nada tem a ver com o problema que ocorreu nos últimos dias, conforme havia sido anunciado pela Cedae.

"Não procedem as declarações feitas pela Cedae de que a Light apresentará um plano de atendimento e construirá uma subestação para solução do problema", afirma.

A empresa declarou também não se importar com uma possível denúncia encaminhada pela Cedae para a Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio).

"Sobre as declarações infundadas feitas pela Cedae, por meio da imprensa, de que denunciaria a Light à agência reguladora, a empresa informa que está ciente de suas responsabilidades regulatórias e também está segura de que a qualidade do fornecimento de energia à estação do Guandu está em níveis superiores aos exigidos", completa.

De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, que emitirá uma nota oficial sobre o anúncio da Light até o fim da tarde, o abastecimento de água já foi normalizado na cidade. O problema na estação do Guandu, que atende cerca de nove milhões de pessoas, atingiu toda a região metropolitana do Estado e parte da Baixada Fluminense.

Transtornos

Por conta de quatro pequenos apagões do último fim de semana, a Cedae teve de parar a produção entre aproximadamente 22h50 de domingo e voltar somente por volta das 10h de segunda, o que gerou a falta d’água. A Light se reuniu com a Cedae e apresentou o planejamento de duas obras para evitar os apagões, segundo a assessoria.

O problema começou às 22h55 de sexta (22), quando o fornecimento de energia foi interrompido pela primeira vez. Depois, houve novas quedas de energia, à 1h e às 23h01 de sábado (23), e às 22h50 de domingo (24).

Calor x economia

Segundo a Cedae, por causa de caixas d’água e cisternas, nem toda a população viu as torneiras secarem. Porém, até que o serviço seja normalizado, a empresa pede que a população economize água.