Topo

Usuários quebram janelas após pane que parou metrô do Distrito Federal

Hosa Freitas

Do UOL, em Brasília

08/03/2013 10h24Atualizada em 08/03/2013 15h48

Uma pane em uma estação do metrô entre as cidades de Ceilândia e Taguatinga, no Distrito Federal, usuários sufocados por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (8). Quinze pessoas foram encaminhadas a hospitais da região após o acidente e 40 foram examinadas e liberadas no próprio local.

Veja o mapa com as estações de metrô do DF

  • Arte/UOL

Dois vagões perderam a tração e ficaram parados com portas e janelas fechadas, causando mal estar nos usuários, que debaixo de sol quente e sem ventilação, quebraram vidros dos vagões para escapar.

Segundo informações da major do Corpo de Bombeiros Marina Lamballis, a maioria das pessoas atendidas não apresentavam ferimentos. Um homem foi levado ao HRAN (Hospital Regional da Asa Norte) com suspeita  de aneurisma e uma gestante foi encaminhada para o Hospital de Samambaia com sangramento. Outros 15 passageiros foram para o HRT (Hospital Regional de Taguatinga).

“Alguns passageiros levaram pancadas quando o trem parou e outras passaram mal ao ficarem presas”, relatou a enfermeira Ana Carolina Areia, que coordenou  o socorro do Samu (serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Juntos, o Samu e o Corpo de Bombeiros, enviaram 23 carros, sendo 11 dos bombeiros e 12 do Samu.

Passageiros relataram que os trens frearam bruscamente. O vendedor Jailton Oliveira, morador de Ceilândia que trabalha Plano Piloto, em Brasília, disse que não é a primeira vez que ele passa por acidentes como este. “No ano passado, a gente sofreu este mesmo tipo de acidente, a administração sempre diz que vai investigar e melhorar o transporte, mas é sempre a mesma coisa e o transporte coletivo no Distrito Federal não melhora nunca”, declarou o vendedor.

Não é a primeira vez que este tipo de acidente acontece no metrô de Brasília. Há cerca de um ano, na estação do Guará, uma ocorrência igual deixou centenas de pessoas apavoradas. O acidente à época também foi em horário de pico, por volta de 18h30. 

Em nota oficial, o governo do Distrito Federal disse que a situação foi normalizada às 9h15.

Veja abaixo a íntegra da nota:

Na manhã desta sexta-feira, 08 de março, dois trens do Metrô-DF sofreram perda de tração no trecho da linha próximo à Estação Centro Metropolitano.

O primeiro trem, com quatro carros, conseguiu chegar até a estação sendo conduzido por processo manual e em baixa velocidade. O segundo trem não respondia a qualquer comando, manual ou automático.

Isso provocou um aumento no tempo de resolução do problema.  Enquanto as equipes do Metrô tentavam restabelecer a movimentação do trem, alguns usuários acionaram as saídas de emergência, quebraram as janelas do trem e desceram da composição. Ao perceber isto, os técnicos do Metrô-DF desligaram imediatamente a energia dos trilhos para evitar que alguém se machucasse com gravidade.

O corpo de bombeiros e as equipes do SAMU foram acionados pela companhia enquanto as equipes de segurança do Metrô-DF conduziam os passageiros pelos trilhos até a estação mais próxima.

A situação foi normalizada às 9h15 e a equipe técnica do Metrô-DF já está investigando as causas que provocaram esta falha. Não houve registro de pessoas feridas.