Suco Ades proibido pela Anvisa foi enviado a São Paulo, Rio e Paraná
Os sucos Ades que terão de ser retirados do mercado devido a problemas no envase foram destinados a cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
A informação foi divulgada em nota pela assessoria de imprensa do fabricante do suco, a Unilever Brasil, que alegou não ser possível especificar quais municípios desses Estados receberam o produto.
Em São Paulo, a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) informou que, até a tarde desta terça-feira (19), não recebeu denúncia de moradores da capital paulisra sobre o problema de qualidade que provocou recall do suco.
“O setor jurídico da Associação Paulista de Supermercado (APAS) providenciou a comunicação ampla da retirada dos produtos dos estabelecimentos de São Paulo”, informou a Covisa, em nota. O órgão acrescentou que faz o monitoramento dos estabelecimentos e que “está atendendo a nota oficial da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] sobre o caso”.
Nessa segunda (18), a Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição e comercialização da bebida de soja proveniente de uma das 11 linhas de produção e que é identificada pelo código TBA3G e que é produzida na fábrica de Pouso Alegre (a 384 km de Belo Horizonte).
A medida foi publicada por meio da resolução de nº 1.005 no DOU (Diário Oficial da União) e afeta embalagens de 1 litro e 1,5 litro da linha TBA3G. Os lotes suspensos podem ser identificados com as iniciais AG, no alto da embalagem, próximo ao bico por onde o líquido é extraído.
De acordo com a Anvisa, as medidas foram tomadas em relação ao produto para fins de "precaução e para proteger a saúde da população brasileira".
Recall
No comunicado, a empresa informou que, nessas unidades, foi identificada uma alteração no conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, o que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza. O consumo do produto nessas condições pode causar queimaduras.
Orientações do Procon-SP
Também em nota, ontem, o Procon de São Paulo divulgou orientações aos consumidores que compraram a bebida de soja Ades afetada pelo recall.
De acordo com o Procon-SP, a Unilever Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, de modo ainda que o consumidor que tem a nota fiscal da compra do produto pode trocá-lo ou ser ressarcido no local da compra. Caso não tenha a nota fiscal, esclarece o Procon, o cliente "deve entrar em contato com a Unilever Brasil para garantir os seus direitos".
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