Topo

Polícia prende suspeito de estuprar menina de 14 anos no Leblon, no Rio

Do UOL, no Rio

10/05/2013 11h40

O acusado de estuprar uma adolescente de 14 anos na praia do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, foi preso na noite de quinta-feira (9). O estupro aconteceu no dia 18 de abril.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, de 31 anos, foi reconhecido pela menina e também por outras três vítimas de assaltos. O crime ocorreu no final da praia, nas imediações da avenida Niemeyer (via que liga São Conrado ao Leblon, passando pela Favela do Vidigal, onde a menina mora).

Segundo a polícia, a menina e uma amiga voltavam para casa, caminhando pela areia, quando foram abordadas por um homem que disse estar armado. Ele violentou a adolescente de 14 anos e ameaçou a outra para obrigá-la a ficar calada.

Estatística

No dia 1º de maio, com uma arma na boca e em um ônibus que se dirigia ao centro do Rio pela avenida Brasil, uma mulher de cerca de 30 anos foi estuprada por um adolescente, menos de 35 dias depois que uma turista americana foi atacada sexualmente em uma van na região metropolitana da capital fluminense.

Estatística oficial da Secretaria de Segurança aponta pequena queda em março no número de estupros na capital, em relação a fevereiro: 4,1%, de 146 para 140. Os ataques sexuais acontecem em um ambiente de crescente questionamento em relação à segurança e eficiência dos sistemas de transporte no Rio de Janeiro, principalmente ônibus, às vésperas do início dos grandes eventos internacionais.

O processo se intensificou depois que, em 30 de março passado a turista norte-americana, que embarcara uma van para a região boêmia da Lapa, no Centro, com o namorado francês, foi sequestrada e levada para São Gonçalo, cidade da região metropolitana.

No veículo com vidros escuros, a mulher foi estuprada em pelo menos oito ocasiões. Os criminosos chegaram a "oferecê-la" a outro homem, que a recusou.