Topo

Hospital em Pelotas (RS) perde registros de pacientes após suposto ataque hacker

Do Uol, em Porto Alegre

01/06/2013 16h11

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi alvo de um suposto ataque hacker que fez desaparecer todo o seu banco de dados de informações de pacientes. A Polícia Federal será acionada para investigar o sumiço, que foi constatado pela equipe de informática da instituição durante uma verificação de rotina, na madrugada dessa quinta-feira (30).

A notícia se tornou pública nessa sexta-feira (31), após o diretor técnico do hospital, Eduardo Coelho Machado, publicar uma nota no site da instituição. “Às 00:50 do dia 30 de maio de 2013 foi necessário realizar BACKUP dos servidores do hospital para sanar problemas identificados na rede e infelizmente constatou-se que, [sic] os dados de BACKUP não encontravam-se mais disponíveis em nossos arquivos”, descreve o informe.

Ainda segundo Machado, foi apurado que não é possível acessar a base de dados da instituição e que “a situação identificada não é possível sem a interação humana, o que sugere que o hospital tenha sido vítima de ato ilegal”. Todos os dados, incluindo os registros de pacientes e acesso dos profissionais foram apagados.

O que reforça a tese de ataque hacker é o fato de que as cópias de segurança presentes em outras máquinas também foram apagadas. O sistema do Hospital Escola está funcionando, mas registros recentes de pacientes ainda não foram recuperados.