Vereadores do Rio aprovam quatro dias de feriado durante a Jornada Mundial da Juventude
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira (7) a realização de quatro feriados durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho. Os dias 25 e 26 de julho, quando o papa participará da Missa da Acolhida e irá acompanhar a Via Sacra, ambas na praia de Copacabana, serão feriados integrais. Já os dias 23 e 29 de julho terão feriados parciais, a partir das 16h e até o meio-dia, respectivamente.
A medida, aprovada por 33 votos a 5, recebeu ainda uma emenda que prevê o funcionamento de serviços essenciais, como a distribuição de energia, o abastecimento de água, transporte, hospitais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), farmácias, postos de gasolinas, serviços funerários, empresas de telecomunicação e controles de tráfego aéreo.
As atividades de comércio de rua, bares, centros comerciais, shoppings, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos foram excluídas da proposta de feriado e devem funcionar normalmente.
A medida também autoriza a prefeitura a decretar feriados durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014. Na proposta enviada aos vereadores, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) argumenta que o projeto é uma forma de minimizar os transtornos para a população, uma vez que o trânsito da cidade não comporta obstruções e modificações necessárias à realização dos grandes eventos que o Rio irá receber, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014.
A previsão é de que ao menos 2 milhões de pessoas visitem a cidade durante a jornada.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.