Topo

SMS impede assalto em loja de departamento em Sumaré (SP)

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

10/06/2013 17h48

Uma mensagem de SMS enviada pelo celular impediu um assalto na manhã desta segunda-feira (10) em Sumaré (a 118 km da capital paulista). Uma unidade da rede Magazine Luiza --loja de departamento-- no centro da cidade estava sendo roubada quando uma das funcionárias, que havia sido rendida pelos criminosos, enviou uma mensagem de texto para o namorado comunicando sobre o assalto. O namorado ligou para a polícia, que deslocou policiais para o local e impediu o roubo. Dois homens foram presos.

Segundo registro da polícia, Felipe Nascimento Souza e Elbert Rodrigues da Silva Júnior, ambos de 20 anos, davam cobertura a Bruno Marques Borges da Silva, 20, durante a ação. Armado de um revólver, os ladrões abordaram o motorista do caminhão de entrega na loja e seu ajudante no momento em que eles se preparavam para descarregar. Depois de dominarem ambos, eles entraram juntos na loja e anunciaram o roubo. A loja estava fechada.

Dentro do comércio, havia, além da mulher que mandou o SMS, outros 20 funcionários da loja, que estavam em reunião. Eram 19 mulheres no total. Eles foram levados ao segundo piso, onde foram trancados pelos marginais, que queriam levar o cofre do local. Enquanto os bandidos tentavam retirar o cofre, porém, a mulher conseguiu mandar o SMS. A ação começou por volta das 8h30 e terminou por volta das 9h30. Estima-se que o cofre tivesse pelo menos R$ 100 mil.

Acionada pelo namorado da jovem, a polícia enviou duas viaturas ao local. Ao perceberem a chegada das autoridades, os bandidos tentaram fugir. Dois deles foram capturados durante a tentativa e um outro integrante do grupo conseguiu fugir. Um carro que daria cobertura para os bandidos também foi apreendido. Segundo a polícia, outros integrantes do bando estavam do lado de fora, em um carro modelo Siena, esperando para receber o cofre. Eles fugiram.

Segundo a soldado Manuelle Plez, que participou da operação, a ação da mulher que enviou o SMS foi “tecnicamente perfeita”. “O recado foi fundamental. Além de fazer com que a polícia soubesse do que estava acontecendo, mandar o SMS não colocou ninguém em perigo e fez com que o caso fosse resolvido da melhor forma possível”, disse Manuelle.

Sem vestígios

A comerciante Isaura de Souza, 54, que possui uma loja de eletrônicos próxima ao Magazine, afirmou que ninguém percebeu a ação dos marginais até a chegada da polícia. "Eles devem ter sido muito rápidos. Mesmo de segunda cedo, aqui é movimentado. Só fiquei sabendo que tinha algo errado quando os carros chegaram e os policiais desceram, apressados", conta.

A assessoria de imprensa do Magazine Luiza informou, em nota, que “lamenta o acontecimento” e que está “contribuindo para as investigações da polícia”. O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial da cidade.

Souza e Silva Junior foram levados ao Centro de Detenção Provisória de Sumaré, de onde aguardam vagas em cadeias da região. A reportagem do UOL tentou falar com os advogados deles, mas ambos não haviam constituído representantes até a noite desta segunda.