Presidente defende partidos políticos e diz que país precisa combater corrupção
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff defendeu a existência de partidos políticos e admitiu que o Brasil precisa de formas eficazes de combater a corrupção.
Assista à íntegra do discurso da presidente Dilma
"Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar", declarou.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha feita entre os manifestantes de São Paulo, a corrupção foi o tema mais citado como motivo que os levou ao protesto de quinta-feira.
- 9819
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/06/21/voce-acha-que-o-discurso-de-dilma-vai-reduzir-a-onda-de-protestos-pelo-brasil.js
Metade dos entrevistados pelo Datafolha citou a corrupção como a principal bandeira. Em seguida aparecem queda na tarifa (32%), contra os políticos (27%), melhora na qualidade do transporte (19%) e contra a PEC 37 (16%) --a soma dá mais de 100% porque puderam citar mais de um motivo.
Para a presidente, no entanto, os partidos políticos são importantes. "É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático".
Em vários atos, manifestantes têm hostilizado e até expulsado bandeiras com legendas de organizações partidárias como o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado), levantadas durante o trajeto dos manifestantes. "O povo, unido, não precisa de partido" foi um grito de guerra comum entre os ativistas.
"Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor", enfatizou Dilma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.