Topo

Maranhão enfrenta nova onda de protestos que interrompem o trânsito

do UOL, em São Paulo

25/06/2013 11h22Atualizada em 25/06/2013 13h28

Alunos da Escola Estadual Deyse Galvão interditaram a avenida dos Portugueses, próximo à entrada da BR-135, em São Luís (MA), na manhã desta terça-feira (25). Eles reivindicam melhorias na instituição. O trânsito no sentido Centro-Itaqui Bacanga está parado na cidade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o protesto de caráter pacífico conta com cerca de 500 manifestantes, que se dividiram em dois pontos: um em frente à Universidade Federal do Maranhão, e outro em frente à unidade de saúde de Bacanga.

Na BR-232, há uma interdição de pista na região do município de Itapecuru-Mirim, a 108 km de São Luís. Os moradores querem reformas na ponte que dá acesso à cidade.

A BR-135, no km 85, também enfrenta congestionamento, mas o motivo não é um protesto, e sim um acidente que deixou um motorista preso às ferragens.

Está prevista para a tarde desta terça-feira uma manifestação na capital maranhense, no bairro da Cohab.

Na segunda-feira (24), São Luís registrou seis protestos por saúde, educação, transporte urbano e segurança. Estudantes, trabalhadores rurais, indígenas, moradores de bairros mais humildes interditaram avenidas, isolaram a ilha, bloquearam a BR-135, ocuparam a sede da Fundação nacional de Saúde (Funasa), entraram em confronto com a tropa de choque da Polícia Militar e apedrejaram um ônibus.