Topo

Shopping fecha mais cedo devido a protesto marcado na favela da Rocinha

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

25/06/2013 17h00

O shopping Fashion Mall, que fica em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, fechou as portas mais cedo nesta terça-feira (25) devido a um protesto marcado para as 17h na favela da Rocinha.

A manifestação pede por melhora no transporte público, término das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), educação de qualidade nas escolas e creches públicas e saneamento básico. Até as 16h30, mais de 2.000 pessoas haviam confirmado presença no evento criado no Facebook.

A concentração foi marcada para as 17h em frente à Acadêmicos da Rocinha. De lá, deve partir pela avenida Niemeyer em direção ao Leblon e deve terminar em frente à residência do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Atropelamento

Um homem foi atropelado por um carro de passeio no final da tarde, ao tentar atravessar por baixo da passarela na Autoestrada Lagoa-Barra, em frente ao local de onde deve sair a passeata. Até as 17h, ele ainda esperava a chegada do socorro.

Arrastão em Bonsucesso

Alguns criminosos aproveitaram o fim de uma manifestação que reuniu cerca de 300 pessoas no bairro de Bonsucesso na segunda-feira (24) para praticar assaltos em bandos contra motoristas e pedestres. Mulheres tinham suas bolsas roubadas e eram usadas como escudo quando os suspeitos avistavam policiais. Os bandidos abraçavam as mulheres pelo pescoço, tentando simular intimidade para passar despercebidos pelos PMs.

Uma passarela em frente à Maré virou rota de fuga dos assaltantes, que na correria roubavam os pedestres pelos quais passavam. Quando o efetivo maior da PM chegou, por volta das 20h30, um grupo de cerca de 50 suspeitos correu para o interior da comunidade.

Com a chegada do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Força Nacional de Segurança, um intenso tiroteio entre traficantes e policiais teve início. Os tiros perduraram com maior intensidade até as 2h e um sargento do Bope e um morador foram mortos. Os moradores que chegavam do trabalho acabavam ficando na rua, sem poder entrar em casa. Somente às 2h30 a polícia autorizou a volta das pessoas às suas casas.

Nesta terça, uma operação do Bope deixou pelo menos nove mortos, 14 feridos e resultou na prisão de nove pessoas e na apreensão de um adolescente.