Topo

Boato de greve geral deixa 36 mil estudantes sem aulas em Cabo Frio (RJ)

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

01/07/2013 17h04

Espalhado via redes sociais, o boato de que haveria uma greve geral no país nesta segunda-feira (1º) levou a Secretaria de Educação do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, a suspender as aulas da rede municipal. Segundo a prefeitura, a medida foi tomada para garantir a segurança dos alunos. 

Ao todo, 36 mil estudantes ficaram sem aulas. A Prefeitura de Cabo Frio informou que as aulas serão repostas a fim de não prejudicar os alunos. Apesar da paralisação das escolas, os outros serviços do município funcionaram normalmente. 

A suposta greve geral, no entanto, foi desmentida pelas centrais sindicais do país. Na segunda-feira (24) a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou uma nota afirmando que "nem a CUT nem as demais centrais sindicais, legítimas representantes da classe trabalhadora, convocaram greve geral para o dia 1º de julho". 

O boato começou quando um usuário do Facebook, que defende o impeachment de Dilma Rousseff, ligado ao Partido da Segurança Pública e Cidadania (PSPC), convocou o ato. Na página do suposto movimento grevista, que não tem apoio de nenhuma central sindical, cerca de 200 mil chegaram a confirmar adesão. Desde a segunda-feira passada, entretanto, a página do evento está fora do ar.