Topo

Manifestantes continuam na Câmara de Niterói após ordem de reintegração de posse

A Câmara esta ocupada desde o dia 8 de agosto  - Reynaldo Vasconcelos/Futura Press
A Câmara esta ocupada desde o dia 8 de agosto Imagem: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press

Do UOL, no Rio

24/08/2013 10h36

O grupo de manifestantes que ocupa desde o dia 8 o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, passou a noite de sexta-feira (23) para sábado (24) no local mesmo após a Justiça determinar a reintegração de posse da Casa Legislativa.

Segundo a rádio “CBN”, a juíza responsável pelo mandado, Isabelle Scinisio Dias, da 6ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), determinou a saída dos manifestantes na tarde de sexta, mas a Polícia Militar não apareceu para cumprir a decisão.

Ao oficial de Justiça, os manifestantes afirmaram que só sairiam mediante a chegada da PM, mas até as 20h30, nenhum policial foi ao local. Procurada pelo UOL, a corporação não soube informar o que aconteceu.

Agora, a reintegração de posse só poderá ocorrer após nova determinação da juíza responsável pela ação, ajuizada pela Procuradoria da Câmara.

Os manifestantes exigem a abertura de uma CPI dos desabrigados da tragédia do Morro do Bumba, já que há indícios de má aplicação da verba pública liberada para a reconstrução de moradias populares.

Primeira sessão da CPI dos ônibus termina em confusão

Desde a ocupação da casa, os trabalhos legislativos estão suspensos. A comissão de inquérito foi proposta em março deste ano, às vésperas de a tragédia do Bumba completar três anos, mas perdeu força e só conseguiu seis assinaturas, de um total de sete que seriam necessárias para que fosse instaurada.

Além disso, os manifestantes reivindicam um plano de cargos, carreiras e salários dos professores, o fim da concessão da CCR Barcas e outros 32 pontos que estão sendo avaliados pela Casa.