Topo

PM faz teste de bafômetro "preventivo" na festa de Barretos (SP); multas de trânsito têm alta de 55,3%

Karina Lima Reis, assistente comercial, em pé junto à mesa com colegas que bebem; ela prefere respeitar a lei - Silva Junior/UOL
Karina Lima Reis, assistente comercial, em pé junto à mesa com colegas que bebem; ela prefere respeitar a lei Imagem: Silva Junior/UOL

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

24/08/2013 06h00

Frequentadores da Festa do Peão de Barretos (423 km de São Paulo) que se preparam para deixar o parque após rodeios e shows, a pé, em direção ao estacionamento, estão se submetendo voluntariamente a pré-testes de bafômetro oferecido pela Polícia Militar para evitar risco de autuações no trânsito. O número de multas de trânsito aumentou 55,3% nos primeiros quatro dias de festa deste ano com relação ao mesmo período do ano passado.

Uma média de cem pessoas por dia está fazendo espontaneamente o exame, segundo o tenente-coronel Luís Henrique Usai, 49, comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

A punição para quem dirige embriagado prevê multa de R$ 1.900, suspensão do direito de dirigir e, dependendo do grau de concentração de álcool no sangue, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, responde processo por crime de trânsito, cuja pena varia de seis meses a três anos de prisão.

“Praticamente todas as pessoas que saíram do local do teste disseram que não iriam conduzir o veículo, mas não há condições de afirmar com certeza, pois o local é no interior do parque e os estacionamentos são distantes da base móvel da PM que faz o exame”, afirma o comandante. O estacionamento do recinto possui 45 mil vagas.

Para Coca Ferraz, professor e coordenador do Núcleo de Estudo de Segurança no Trânsito da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos (232 km de São Paulo), a atitude da PM de Barretos é "inteligente e elogiável". Para o pesquisador, é importante que o pré-teste espontâneo dos motoristas seja acompanhado também da fiscalização de rotina para reprimir casos de embriaguez ao volante.

A assistente comercial Karina Lima Reis diz que prefere respeitar a lei. "Até gosto de não beber pois me torno a queridinha da vez com os amigos. Além disso, garanto a segurança de todos", afirma.

Multas

De acordo com o coronel Usai, os pré-testes de bafômetro são apenas uma das medidas adotadas pela PM de Barretos para garantir a segurança no trânsito durante a Festa do Peão, quando a cidade, que tem 115 mil habitantes, passa a ter o dobro de pessoas.

Segundo estatística comparativa feita pela PM a pedido do UOL, nos primeiros quatro dias da Festa do Peão o número multas aumentou 55,3% em relação ao mesmo período da edição de 2012 do evento. O número saltou de 352 para 547 autos de infração.

As infrações mais comuns, segundo Usai, são o não uso de cinto de segurança, falar ao celular na condução do veículo, desrespeitar semáforos e dirigir com o licenciamento vencido.

No interior do Parque do Peão, a PM ganhou o reforço de dois equipamentos batizados de Olho de Águia, que vêm sendo utilizados no monitoramento de protestos na capital.

Os equipamentos são acoplados em mochilas transportadas por policiais ou em motos, carros ou helicóptero. As imagens captadas são transmitidas em tempo real para uma base. Além desses aparelhos, o movimento de pessoas é monitorado por 36 câmeras. “Não tivemos nenhum fato grave registrado até agora”, afirma Usai.

Segundo o comandante da PM de Barretos, foram escalados 3.240 policiais e 1.070 veículos para proteger pessoas e o patrimônio durante os 11 dias da Festa do Peão. Homens e equipamentos foram emprestados de 92 cidades sob a jurisdição do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

A Festa do Peão começou no último dia 15 e segue até domingo (25). Nos 11 dias, é esperado cerca de 1 milhão de visitantes, atraídos por provas de rodeio e shows com os principais cantores sertanejos do país.

Além da Polícia Militar, a Polícia Civil também montou uma base no interior do recinto. Nela, são registrados boletins por furto e extravio de documentos, segundo Mário Renato Depieri Michelli, 44, delegado seccional assistente de Barretos. Carteiras e celulares são os principais alvos dos ladrões. A polícia não informou a quantidade de casos desse tipo.