Topo

"Parecia um terremoto", diz vizinho de prédio que desabou em SP

Fernando Couri

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 11h37Atualizada em 27/08/2013 16h16

“Tremeu a casa inteira, parecia um terremoto”.  Essa foi a impressão do comerciante Carlos Eduardo Carbone, 50, vizinho do prédio em construção que caiu na zona leste de São Paulo nesta terça-feira (27).

Um prédio de dois pavimentos desabou às 8h35 de hoje em São Mateus, na zona leste de São Paulo, e deixou ao menos seis mortos, 24 feridos e entre nove e dez vítimas soterradas, segundo o Corpo de Bombeiros. 

O prédio que desabou por completo, do tipo comercial, estava em construção na avenida Mateo Bei, na altura do número 2600.

Veja também

Ao menos 20 veículos dos bombeiros e 60 homens estão no local, além de dois cães farejadores e dois helicópteros da Polícia Militar. Unidades do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) permanecem no local fazendo o resgate das vítimas. Até as 12h10, o serviço tinha socorrido sete pessoas com ferimentos leves, escoriações e casos de média complexidade.

Dos feridos atendidos pelo Samu, três foram encaminhados ao Hospital Geral de Sapopemba, dois ao Hospital Geral de São Mateus e outros dois ao Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta aos motoristas que evitem a avenida Mateo Bei, próximo a rua Paulino Cursi, que está totalmente bloqueada em ambos sentidos.

Carbone conta que voltava para casa depois de deixar as filhas na escola quando ouviu um enorme estrondo que o fez sair da residência com medo.

“Pensei que um caminhão tivesse tombado. Sai de casa e vi uma cerração. Então vi que o prédio tinha caído”, conta.

O comerciante, que cresceu no bairro, afirma que o prédio em construção já estava em fase de acabamento, e que já estavam sendo instaladas máquinas de ar-condicionado. No entanto, segundo o morador, era comum os operários da obra reclamarem da falta de segurança da construção.

“[O prédio] foi construído em oito meses, muito rápido. Conversava com os peões e eles diziam que não tinha escora, reclamavam da falta de segurança”, disse.

Major do corpo de bombeiros fala sobre desabamento em SP

Ainda segundo Carbone, o terreno permaneceu vazio por quatro, cinco anos antes da obra e que depois de construído seria uma loja de departamentos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Parecia um terremoto", diz vizinho de prédio que desabou em SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano