Topo

Esquadrão Antibombas recolhe quatro explosivos caseiros em protesto no Rio

Policiais do esquadrão antibombas da Polícia Civil do Rio recolhem artefatos caseiros lançados durante protestos - Hanrrikson de Andrade/UOL
Policiais do esquadrão antibombas da Polícia Civil do Rio recolhem artefatos caseiros lançados durante protestos Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

07/09/2013 15h30

Policiais do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil do Rio de Janeiro recolheram neste sábado (7) quatro artefatos caseiros que foram lançados durante uma manifestação paralela ao desfile do Dia da Independência, na avenida Presidente Vargas, no centro da capital fluminense. Como as bombas não explodiram, os agentes tiveram que utilizar uma roupa especial de proteção.

Os quatro artefatos serão periciados por técnicos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli). Polícias Civil e Militar não informaram se as pessoas que lançaram as bombas foram ou não identificados, tampouco se uma investigação seria aberta para apurar tais crimes.

VOCÊ MANDA

  • Carlos Sodré/Vc Manda/UOL

    O internauta Carlos Sodré fotografou confronto entre a Tropa de Choque e manifestantes em frente à Prefeitura de Belém

"A granada falhada pode ser acionada de novo a qualquer momento. O nosso trabalho é tirar o lixo. Mas é um lixo perigoso. Esse material que ainda não explode ainda constitui um risco para a população. O nosso trabalho não é saber quem jogo, e sim neutralizar e afastar essa nova ameaça", afirmou o chefe do Esquadrão Antibombas, Cassiano Martins.

O inspetor disse ainda que os explosivos partiram dos manifestantes, e não da polícia.

Não é só a polícia que usa esse tipo de material. Às vezes, no meio da população, tem pessoas que não são envolvidas diretamente com as manifestações justas, e se utilizam desses artefatos caseiros para jogá-los contra a polícia.