Topo

Jovem que caiu de brinquedo de parque durante festa corre o risco de ficar em estado vegetativo

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

26/09/2013 22h11

O jovem Jonathan Costa, 22, que caiu de um brinquedo do Golden Park, durante uma festa de música eletrônica, em São Luís, corre o risco de ficar em estado vegetativo. Ele sofreu traumatismo craniano ao cair do brinquedo Tappeto Volante, na madrugada do dia 15.

Costa está em coma há 11 dias, sem apresentar evolução do quadro, que se mantém estável, porém grave. O jovem deu entrada no Hospital São Domingos no dia 16 após receber os primeiros cuidados médicos no hospital público de São Luís Socorrão 1.

Segundo a equipe médica da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Costa está com uma lesão neurológica grave, que atingiu áreas nobres da cabeça, como a região córtex cerebral. Devido a gravidade da lesão, Costa corre o risco de ficar em estado vegetativo.

O médico Emílio Carneiro explicou que por causa da grave lesão as chances do rapaz voltar a acordar é de 20%.

Segundo o médico, os danos da queda causados no cérebro romperam vários ligamentos de neurônios e “é como se o órgão estivesse desligado”.

Um dia após o acidente, a Polícia Civil do Maranhão instaurou inquérito para investigar a queda do jovem do Tappeto Volante.

Familiares dele relataram a polícia que o jovem foi arremessado do brinquedo. Algumas testemunhas contaram que a trava de segurança do brinquedo abriu duas vezes e numa dessas vezes que houve “falha” o jovem foi arremessado e caiu no chão.

A polícia tem até o dia 15 de outubro para concluir o inquérito policial.

O Golden Park está custeando todas as despesas médicas do rapaz e informou que está prestando apoio psicológico à família dele.