Topo

Buscas por pedreiro desaparecido serão feitas manualmente, dizem Bombeiros

Gil Alessi

Do UOL, em Guarulhos (SP)

03/12/2013 12h07Atualizada em 03/12/2013 13h02

O capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo afirmou, nesta terça-feira (3), que as buscas pelo operário Edenilson Jesus dos Santos, desaparecido após o desabamento de uma obra em Guarulhos, vão continuar de forma manual.

"A retroescavadeira será retirada, e equipes com 12 bombeiros irão se revezar numa busca manual", afirmou o capitão.

A decisão de realizar a busca manualmente atende a critérios de segurança. Os bombeiros primeiro retiraram o entulho superficial com máquinas leves.

Em seguida, empregaram uma retroescavadeira com esteira para mover a laje. Agora, avaliam que é preciso avançar com maior cuidado.

Local do acidente

De acordo com Palumbo, a procura por Edenilson está concentrada em um único ponto, no subsolo do prédio. O local foi indicado por cães farejadores.

"O alojamento onde ele dormia ficava entre a rampa da garagem e o corpo [bloco] de escadas, e é lá que vamos fazer as buscas", disse ainda.

Segundo Palumbo, ainda há chances de encontrar o operário com vida, "apesar de a mecânica do acidente dificultar muito" a operação.

Os bombeiros localizaram a carteira de Edenilson, com seu número de telefone. Tentaram várias vezes ligar para ele, mas as ligações caem na secretária eletrônica.