Topo

Homem tenta roubar carro da segurança do governador de Alagoas e acaba baleado

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

23/12/2013 21h43

Nem mesmo a segurança do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), escapou da onda de criminalidade que vem ocorrendo no Estado. Na tarde desta segunda-feira (23), um homem tentou roubar, em Maceió, uma das caminhonetes usadas pelo Gabinete Civil do Estado que fazem a segurança do governador de Alagoas.

A ação ocorreu próximo à praça Delmiro Gouveia, no terminal de ônibus da Avenida Rotary, no bairro Gruta de Lourdes.

Segundo informações de testemunhas, a caminhonete Amarok, de placas OHD-5777, cor prata, estava buscando um dos militares, um tenente da PM, que faz a segurança do governador alagoano, quando o motorista, também militar, foi abordado por um homem armado com revólver.

De acordo com a polícia, o militar reagiu ao assalto e acertou o homem com três tiros – um na cabeça e outros dois no tórax.

O suspeito de assalto chegou em um carro na companhia de dois homens, que, ao observarem que a investida deu errado, fugiram, deixando o comparsa caído no chão.

O suspeito foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o HGE (Hospital Geral do Estado) e está em estado grave.

Enquanto ocorria a abordagem ao carro do Gabinete Civil, Téo Vilela estava em Brasília tratando sobre reforço no policiamento em Alagoas.

O governador reuniu-se com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com o comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri. Durante o encontro, o ministro assegurou o envio de mais homens da Força Nacional de Segurança e general colocou-se o Exército à disposição para ingressar com patrulhamento nas ruas, caso haja necessidade durante a operação-padrão da PM (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros, vem ocorrendo desde a última quarta-feira (18).

Os militares cobram realinhamento salarial da classe, ajuizada em outubro passado pela Aspra/AL (Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares de Alagoas).  A ação pede ainda o cumprimento da lei de promoções, serviços extras voluntário, etc.

Na próxima quinta-feira (26), haverá uma nova reunião entre militares e o governo do Estado para negociar o fim do impasse.

De acordo com o governador, um novo encontro deve selar o acerto com os militares, pois “as reivindicações iniciais feitas pelos militares foram atendidas.”

“A polícia está nas ruas, mas parcialmente. Nós tivemos uma reunião com as lideranças da Polícia Militar e dos Bombeiros na última semana, e atendemos a todas as reivindicações, principalmente a questão do realinhamento salarial. Na quinta, nós teremos nova reunião e esperamos resolver a situação definitivamente, inclusive com o retorno total da nossa polícia às ruas”, disse Vilela.