Topo

38 jovens são presos em "rolezinho de motocicletas" em BH

Dos cerca de 300 jovens que participaram do encontro no centro da cidade, 34 estão presos e prestando depoimento na delegacia de trânsito de Belo Horizonte - Carlos Eduardo Cherem/UOL
Dos cerca de 300 jovens que participaram do encontro no centro da cidade, 34 estão presos e prestando depoimento na delegacia de trânsito de Belo Horizonte Imagem: Carlos Eduardo Cherem/UOL

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

08/02/2014 15h06

Com idades entre 16 e 29 anos, 38 motociclistas foram presos às 2h deste sábado (8) em três pontos da área central de Belo Horizonte, após participarem do “rolezinho de motocicletas”, encontro marcado durante a semana nas redes sociais.

De acordo com a PM (Polícia Militar) de Minas Gerais, cerca de 300 motociclistas participaram do “rolezinho” no entorno da praça Rio Branco, na capital mineira, que reuniu os motociclistas para “empinar as motos, dar cavalo de pau, transitar pelas calçadas e entrar pela calçada”, afirmou o subcomandante da 6ª Companhia da PM tenente Júnior Silvano, responsável pelas operações e prisão dessas pessoas.

Entre os 38 presos, quatro têm idade inferior a 18 anos e foram encaminhados para o Centro Integrado de Apoio ao Adolescente Autor de Ato Infracional. Todos estão sendo responsabilizados por “direção perigosa”, mas as acusações serão individualizadas pela polícia. Uma das motocicletas foi roubada, e o condutor acusado também por  receptação.

Tudo filmado e gravado

O “rolezinho de motocicletas” foi captado pelas imagens de câmeras da PM no centro da cidade e por uma base da corporação nas imediações da praça Rio Branco que, imediatamente, acionou a central de operações. Diversos carros da PM cercaram três pontos de saída do centro – avenida Afonso Pena com rua da Bahia, avenida Cristiano Machado, na saída do Túnel da Lagoinha, e o início da avenida dos Andradas. As motocicletas foram apreendidas.

“No mínimo, eles vão perder pontos na carteira e pagar multas por direção perigosa, além de outras infrações já que estamos individualizando a conduta e participação dos motociclistas”, afirmou o tenente.

Os motocicletas estão presos na central do Detran (Departamento de Trânsito) de Minas Gerais, no centro da capital mineira. Ainda de acordo com Silvano, não foi detectado qualquer indício de consumo de álcool e drogas pelos jovens. “Não houve necessidade do teste do bafômetro”.

"Bater papo com as meninas"

Alguns motociclistas, que não quiseram se identificar, disseram à reportagem do UOL que trabalham com entregas, a maioria de alimentos, e o “encontro foi para bater papo com as meninas e passear”. Eles explicaram que o rolezinho das motocicletas ”foi invadido por uns 25 arruaceiros”.

O grupo garante que os motociclistas que causaram a confusão não foram presos. O tenente, por sua vez, explicou que as câmeras do “Olho Vivo”, da PM, instaladas na zona central da cidade, têm a gravação do encontro, para a individualização das acusações contra os jovens.