Topo

Homem é condenado a 35 anos de prisão por matar criança no colo do pai

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

27/02/2014 19h40

Um homem foi condenado nesta quinta-feira (27) a 35 anos de prisão em regime inicialmente fechado pela morte do garoto João Pedro Avelar Cotta, 2, assassinado em junho do ano passado na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), Jaimerson Rodrigues de Oliveira, conhecido como Jaiminho, foi julgado no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem. Ele já estava preso na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, situado na cidade mineira. O UOL não conseguiu contato com o advogado do condenado.

Segundo a investigação, no dia do crime, Sandro Cotta, 47, e o filho, chegavam à casa onde moram, de carro, quando o suspeito anunciou o assalto, querendo levar o automóvel. Cotta disse ter retirado a criança do carro e, no momento em que ela já estava em seus braços, o suspeito fez três disparos.

Um dos tiros acertou o seu ombro e o peito da criança. O outro disparo atingiu de raspão uma das pernas dele. O assaltante não levou o veículo e fugiu a pé. A mãe de João Pedro teria presenciado a cena.

Nesse momento, Cotta diz ter perseguido o suspeito, mas não conseguiu alcançá-lo. Um vizinho socorreu as vítimas, porém o menino morreu ao dar entrada em um hospital. O pai do menino descreveu as circunstâncias da morte do filho ainda durante o velório da criança, realizada no dia 16 de junho de 2013.

Retrato falado

O homem compareceu ao cemitério vestido com as roupas de internação do hospital onde foi atendido. A unidade hospitalar permitiu que ele acompanhasse o enterro da criança. Em seguida, ele retornou ao hospital para se submeter a uma cirurgia no ombro.

Imagens de câmeras de seguranças de casas da rua foram usadas pela polícia na tentativa de identificação do suspeito. Um retrato falado foi produzido com base nas informações repassadas pelo pai do menino.